EnglishEspañolPortuguês

Lula-gigante é encontrada morta em praia na Espanha

8 de outubro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: GrindTV/Reprodução
Foto: GrindTV/Reprodução

Banhistas da comunidade espanhola de Cantabria ficaram surpresos ao se deparar com uma lula-gigante que foi arrastada para a praia na semana passada. O cefalópode da espécie Architeuthis dux – que habita a profundeza dos oceanos – tem aproximadamente 9 metros de comprimento e pesa 180 quilos. O corpo do animal foi enviado ao museu marítimo de Cantabria, onde foi limpo e congelado enquanto se aguarda um acordo entre cientistas e o governo para decidir o que será feito com o animal.

Há divergências a respeito do destino desse exemplar de lula-gigante – um animal raríssimo de se encontrar, ainda mais em bom estado de conservação. Relatos da imprensa local dão conta ainda de que o gigantesco cefalópode pode ser simplesmente cremado.

A descoberta é considerada notável porque a lula-gigante é extremamente difícil de ser estudada. Segundo maior invertebrado da Terra – menor apenas que a lula-colossal -, esse animal costuma habitar as regiões de 300 a 900 metros de profundidade. Seus olhos são imensos, medindo pelo menos 27 centímetros de diâmetro, e estão entre os maiores de todas as criaturas vivas. Grande parte do que se sabe sobre a lula-gigante é fruto do estudo de pedaços do corpo que chegaram à terra firme, já que raras são as vezes que o corpo inteiro do animal é encontrado.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo