EnglishEspañolPortuguês

Filhote de falcão da espécie Carcará foi resgatado em Campinas (SP)

8 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Um filhote de falcão carcará, que estava perdido desde domingo (6) no entorno da Prefeitura de Campinas tentando alçar voo, mas sem sucesso, foi resgatado na manhã desta segunda-feira (7) por um veterinário particular. A Polícia Ambiental, responsável por esse tipo de ocorrência, e o Centro de Zoonoses, não atenderam aos telefonemas de moradores.

O resgate foi feito pelo veterinário do PlanetVet, Diogo Siquiera, que é parceiro da Polícia Ambiental e resgata animais silvestres perdidos na cidade.

(Foto: Carlos Souza Ramos/ AAN  )
(Foto: Carlos Souza Ramos/ AAN )

O carcará está com fungos no bico, porque deve ter sido alimentado pela mãe com lixo, por ser uma ave de rapina generalista que come de tudo. A mãe acompanhou todo resgate de uma árvore.

(Foto:Carlos Souza Ramos/ AAN  )
(Foto: Carlos Souza Ramos/ AAN )

O falcão foi levado ao PlanetVet, onde será cuidado. Quando estiver são, poderá ser solto, informou o veterinário. A decisão da soltura, entretanto, caberá à Secretaria de Meio Ambiente.

Ainda de acordo com Siqueira, a ave, provavelmente, caiu de um ninho do forro da Prefeitura ou da copa de alguma árvore alta, e, no momento não pode ser solta porque está doente.

Descaso

A Prefeitura foi questionada sobre o motivo do Centro de Zoonoses não atender às ligações. De acordo com a veterinária Andrea Vonzuben, do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), a qual o zoonoses é subordinado, o telefone do centro está com problemas, mas o conserto já foi pedido. A previsão, ainda segundo a veterinária, é de que esteja funcionando amanhã.

Andrea explicou que o zoonoses não é responsável por esse tipo de ocorrência, mas o é a Polícia Ambiental, que é um órgão do Estado. Entretanto, disse que a Prefeitura pretende criar um departamento de proteção ambiental, para cuidar, inclusive, desse tipo de demanda.

Fonte: RAC

Você viu?

Ir para o topo