EnglishEspañolPortuguês

Baleia-franca salta e sequência de fotos é registrada de helicóptero

8 de outubro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Baleia-franca foi avistada durante monitoramento no Litoral de SC (Foto: Paulo Flores/CMA/ICMBio)
Baleia-franca foi avistada durante monitoramento no Litoral de SC (Foto: Paulo Flores/CMA/ICMBio)

Durante um voo de monitoramento realizado no Litoral de Santa Catarina pesquisadores registram o salto de uma baleia-franca, em sequência. Segundo o biólogo Paulo Flores, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), esta foi a primeira vez que ele fotografou o salto de uma baleia de um helicóptero. “Nunca vi uma sequência de fotos semelhantes a esta, tiradas do alto”, explica.

Durante o sobrevoo, foram avistadas 123 baleias-francas, sendo 55 filhotes. Ao todo, foram percorridos 280 quilômetros de costa do litoral brasileiro, entre as praias de Moçambique, em Florianópolis, Santa Catarina, e Torres, Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Os animais foram vistos, no entanto, no Cabo de Santa Marta, (Laguna), Ibiraquera e Ribanceira (Imbituba), Guarda do Embaú e Gamboa (Paulo Lopes), enseadas localizadas na Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca. Um grande número de baleias também foi registrado nas praias do Moçambique, Morro das Pedras e Armação, em Florianópolis.

Foram avistadas 123 baleias durante o voo (Foto: Paulo Flores/CMA/ICMBio)
Foram avistadas 123 baleias durante o voo (Foto: Paulo Flores/CMA/ICMBio)

As baleias são identificadas pelos calos na cabeça. “Esses calos são colonizados por pequenos organismos chamados popularmente de piolhos de baleia. É um tipo de crustáceo. Eles se organizam aos milhares, colonizam e conferem coloração branca. Por meio de fotografia desse padrão, é possível reconhecer cada baleia individualmente e acompanhar todo o ciclo de vida delas”, explica Karina Groch.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo