EnglishEspañolPortuguês

São registrados 100 casos de maus-tratos por semana em Votuporanga (SP)

7 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

No mês em que se comemora o dia de São Francisco de Assis, 4 de outubro, santo protetor dos animais, a Spavo (Sociedade Protetora dos Animais de Votuporanga) fez um balanço assustador das denúncias de maus-tratos na cidade, aproximadamente 100 atendimentos por semana.

“Por dia, são de cinco a sete ligações somente ao meu celular. Uma quantidade muito alta e que precisa acabar. Nem todas chegam a ser graves, às vezes o animal está preso a correntes, sem alimentação, sem água, nestes casos, orientamos o tutor e ele muda de postura, de comportamento”, disse Leonardo Brigagão, presidente da Spavo.

Somando os telefonemas a todos os voluntários, são de 10 a 15 por dia. Somente nesta semana, mais de 10 precisaram ser recolhidos devido às más condições de cuidado. A entidade conta com aproximadamente 40 voluntários, são quatro atendendo as denúncias.

A Spavo não possui abrigo e é contra o recolhimento de animais. “Nós fazemos o trabalho de guarda responsável, uma orientação para que o tutor tenha cuidado e atenda as necessidades de seu animal doméstico. Resgatamos somente em último caso e com a autorização do tutor. Quando recolhemos, o animal é levado até o Centro de Zoonoses para exames e depois encaminhado para adoção”, explicou Leonardo.

(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

Na tarde de ontem, a Spavo atendeu um caso de três cães que foram abandonados por seu tutor. Ele tinha problemas com álcool e deixou os animais nas ruas, que precisaram ser alimentados pelos vizinhos.

“As pessoas precisam cuidar de seus animais como se estivessem cuidando de si. Devem oferecer qualidade de vida, garantindo atendimento médico-veterinário, alimentação e carinho. A guarda responsável é o melhor caminho; um cão, por exemplo, vai viver com você de 12 a 15 anos e você precisa cuidar dele até o final da vida. Não abandone-o, porque isso pode acabar até em cadeia”, apela o presidente da Spavo.

Para comunicar alguma situação de maus-tratos a animais, o canal de comunicação da Spavo com a comunidade é o site: www.spavo.org .

Marcha em defesa animal

Por ocasião das chuvas, a Spavo cancelou a marcha que realizaria na sexta-feira (4) em defesa dos animais. Esta ação aconteceu em diversas cidades do país e a intenção é manifestar a indignação com relação ao relator do Novo Código Penal, PLS 236/12, senador Pedro Taques (PDT- MT), que, segundo organizadores das marchas no Brasil, afirmou em seu relatório preliminar que baixará as penas para rinhas e maus-tratos a animais e descriminalizará as condutas de transporte inadequado, abandono e omissão de socorro, contempladas no projeto de lei que tramita no Senado.

Por outro lado, o senador diz que não propôs redução de penas para crimes contra animais.

Fonte: A Cidade de Votuporanga

Você viu?

Ir para o topo