EnglishEspañolPortuguês

Número de filhotes abandonados aumenta em Criciúma (SC)

7 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Mariana Noronha)
(Foto: Mariana Noronha)

Em uma feira de adoção realizada neste sábado, 36 filhotes e 16 cães adultos estavam disponíveis para adoção. Fora os cães doentes, e os outros 11 filhotes que ainda estão sendo amamentados. A preocupação da Organização Não Governamental (ONG) SOS Vira-Lata está cada dia maior devido ao aumento de abandonos, principalmente quanto aos filhotes.

Conforme a presidente da ONG, Geórgia Feltrin, “os membros estão apavorados”. Além do abandono de filhotes, também há muitos abandonos da própria cadela grávida ou então o envenenamento. “Criciúma tem muito descaso com os animais. Não sabemos como, mas já encontramos muito cães envenenados com chumbinho, principalmente quando é uma cadela grávida”, reclama.

Poucas adoções

Lucilene Novack Inácio não tinha planejado adotar um cãozinho ainda. No entanto, ao passar pelo local analisou as possibilidades e adotou um filhote para a sua filha de quatro anos tutelar. “Vai ser uma surpresa. Eu sempre tutelei animais, sempre gostei, e minha filha vai adorar”, comenta. Ela foi uma das poucas que deu um lar a um animal abandonado.

A feira aconteceu das 9h às 17h. Até as 16h, somente 23 filhotes foram adotados, e dos adultos nenhum. “As pessoas tem que entender, que se nós não conseguirmos realizar adoções, não podemos mais acolher outros animais. Não temos mais lugar para eles, e ainda existem muitos abandonados”, pede Geórgia.

Castração auxilia no controle

Segundo Geórgia, uma das atitudes que podem auxiliar na diminuição da população animal é a castração. No entanto, o número maior de abandono é registrado em bairros mais carentes do município, e segundo ela, o procedimento de castração custa caro. “Acho que a solução seria a prefeitura se mobilizar e realizar estas campanhas. Para eles não seria tão caro ir a bairros e pagar as castrações para as pessoas mais carentes”, diz.

ONG não realizará feira em janeiro e fevereiro de 2014

Segundo a presidente, não haverá feiras de adoções nos meses de janeiro e fevereiro de 2014. O motivo é a pouca procura e baixo movimento no município, por isso, ela pede que as pessoas que queiram adotar, adotem até dezembro.

“Precisamos que a população se mobilize e quem queira adotar algum animal tente ir às feiras de novembro e dezembro. Se não conseguirmos muitas adoções, não conseguiremos resgatar mais animais nos meses em que as feiras não vão ocorrer”, aponta.

Fonte: A tribuna

Você viu?

Ir para o topo