EnglishEspañolPortuguês

Diversas aves são mortas pela intervenção humana no meio ambiente

7 de outubro de 2013
4 min. de leitura
A-
A+

Por Juliana Meirelles (da Redação)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nós reduzimos, reutilizamos e reciclamos, e ainda nossas tampas de garrafas de plástico e bugigangas matam muitos animais selvagens bebês. O que mais podemos fazer?

Este vídeo mostra uma grande parte do problema em menos de quatro minutos e com poucas palavras. A experiência, que capta a vida e a morte de albatrozes tão jovens que ainda estão envoltos em penas cinzentas aveludadas. O filme, que é um trailer do novo filme de Chris Jordan chamado Midway, foi filmado numa ilha a 3200 quilômetros do continente mais próximo. Isso não é longe o suficiente para proteger as aves selvagens de nosso lixo.

Como o plástico se transforma em perigo mortal para as aves?

Mas estamos reciclando plástico, certo? Nova Iorque, lar de milhões de consumidores de água engarrafada, recentemente começou a reciclar todo o plástico rígido, e muitas outras regiões já o fizeram. Bem, isso foi útil, mas a partir deste ano, está sendo menos útil.

Empresas norte-americanas acreditam que a reciclagem de plástico não paga bem, de modo que o material que nós separamos do nosso lixo foi embarcado para a China, onde ele poderia ser processado de forma mais barata, mas houve inconvenientes. Transportar o lixo através do oceano se tornou um problema ecológico no combustível consumido e vida marinha morta no caminho. As oficinas que fazem a maioria de reciclagem de plástico da China “não têm instalações para o tratamento de águas residuais, antes que caia nos rios locais.” Mas o sistema conseguiu manter um pouco do material descartado fora dos aterros.

Até agora. A partir deste ano, os plásticos numerados de 3 à 7 “estarão absolutamente indo para um aterro sanitário”, diz David Kaplan, CEO de uma empresa de reciclagem pós-industrial norte-americana. A China parou de importar lixo de plástico em sua nova Política da Cerca Verde, no que cidadãos americanos têm parte da culpa. 20% dos itens que jogamos em nossas lixeiras de reciclagem de plástico não foram lavados ou não são recicláveis. Processadores chineses tiveram que enterrar ou queimar esse material, poluindo o ar e fazendo crescer seus aterros sanitários.

A única maneira de manter a reciclagem de nossos materiais​​, Kaplan diz, é encontrar uma maneira de processá-los economicamente no próprio país de origem. Isso realmente deve ser mais fácil de fazer com o mercado chinês fechado. Processadores americanos não irão enfrentar a concorrência de mão de obra mais barata do país asiático e normas de segurança frouxas. Eles agora podem ganhar dinheiro, pagando salários dignos e não poluindo o ar e a água da maneira que os processadores chineses fazem.

Quem sabe o que os processadores americanos vão fazer com o material contaminado, se e quando eles começarem a reciclar nosso plástico descartado? Melhor não descobrir: lavar os recipientes antes de lança-los na lata de reciclagem.

Mesmo se os programas de reciclagem de plástico voltar a trabalhar, porém, os pássaros ainda irão morrer. O problema é um vórtice monumental de lixo, incluindo massas de plásticos, que rodam em torno de suas casas. Mamãe e papai vão pescar, pegam um pouco de plástico em vez de comida, e o passam para Junior. Com a barriga cheia de plástico, Junior não consegue digerir os alimentos. Logo tudo o que resta dele são algumas penas, um bico, uma coluna, e uma pilha de tampinhas de garrafa onde seu estômago costumava ser. Um em cada três filhotes de albatroz morre ao comer plástico.

Quase a metade de todo nosso plástico não encontra o seu caminho para uma usina de reciclagem ou um aterro. Em vez disso, se junta ao lixo pela água que está matando albatrozes e outros animais selvagens: a Grande Mancha de Lixo do Pacífico. Se não fosse na água, seria o maior aterro sanitário do mundo. As coisas que as pessoas jogam no chão são levadas pela água a esgotos e através de cursos de água no oceano, onde são atraídos para um dos vórtices de lixo (o a Mancha do Pacífico não é a única).

No fim das contas, estamos de volta a reduzir, reutilizar, reciclar. Para salvar os albatrozes, precisamos evitar a poluição do ar e da água, parar o crescimento dos aterros, precisamos usar menos plástico, reutilizar o que temos para evitar a necessidade de nova utilização de plástico e reciclá-lo quando acabamos de usar para que ele possa ser transformado em um novo item. E mais uma coisa: para deter o crescimento da Grande Mancha de Lixo do Pacífico e armadilhas mortais semelhantes, precisamos parar de jogar lixo no chão. Plástico vai à lixeira reciclável de plástico. Se não houver uma, ele vai para o lixo. Caso contrário, ele vai para um pássaro bebê e termina sua vida.

Você viu?

Ir para o topo