EnglishEspañolPortuguês

Nevasca atinge província do pampa argentino e mata centenas de animais

6 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Loren Claire Canales (da Redação)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A inesperada nevasca do último final de semana em plena primavera pampeana deixou graves consequências: centenas de animais mortos no sul da província. As localidades com mais morte correspondem a Unanue, Bernasconi, General Acha, Ataliva Roca, Quehué e Colonia Santa María, segundo um levantamento realizado pelo Diario de La Pampa.

As zonas mais afetadas são as de Hucal e Utracán. “É uma verdadeira pena… na minha área, alguns locais que tiveram cerca de 70 animais mortos”, destacou o prefeito de Unanue, Manuel Costoya.

“No caso de Unanue, por exemplo, estamos falando de uns 300 animais mortos. E na Colônia Santa Maria, entre 30 e 40 animais… essa localidade entre Unanue e Santa Maria foi a área mais afetada pela nevasca”, destacou o prefeito.

E acrescentou: “a maioria dos animais morreu de hipotermia… pode haver algum caso por falta de ervas para mastigar, mas são casos isolados. Como vimos nos campos, os animais foram se amontoando e morrendo de frio”.

Secas

Na província de La Pampa, a ausência de chuvas provocou – segundo informações fornecidas pelos moradores e obtidas com base em dados oficiais – a morte de mais de 2.000 bovinos em consequência da falta de pasto causada pelas secas, e a posterior chegada de um clima frio com queda de neve.

Segundo o presidente da Associação Agrícola Pecuária (AAG – Asociación Agrícola Ganadera) de Santa Rosa, Luis Colla, “muitos tutores nos asseguraram que morreram muitas vacas por causa do frio e pela falta de pastagem”.

Colla  disse que a morte de bovinos no distrito “ poderá chegar aos milhares, se contabilizarmos todas as mortes, e segundo a SENASA (Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar), são mais de 2.000”. Acrescenta ainda que há diversas queixas, pois os locais dizem que “o governo pampeano não teve um plano de contingência para as secas que afetaram a região durante mais de seis meses e só forneceu um pouco de alimento para as ovelhas”.

Luis Colla sustentou que “é necessário que se declare uma emergência agropecuária o quanto antes em todas as zonas afetadas pela nevasca”.

No caso de La Pampa, um levantamento do SENASA dá conta da morte de 2.000 bovinos nos últimos dias nas áreas do sul provincial de Utracán e Hucal, por falta de pasto, o que causou debilidade aos animais, que não conseguiram resistir ao clima frio e às posteriores nevascas.

Você viu?

Ir para o topo