EnglishEspañolPortuguês

Cerca de mil animais silvestres são recuperados em Porto Alegre (RS) por ano

5 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Gambás, bugios e corujas são alguns dos bichos silvestres mais encontrados em clínicas de reabilitação animal de Porto Alegre. O levantamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAM) reflete uma triste estatística alimentada, em sua maioria, pela ação humana contra animais indefesos que, ainda filhotes, são separados de seus semelhantes e extirpados da natureza.

A reabilitação desses bichos requer dedicação de pessoas como a veterinária Gleide Marsicano e sua equipe que, por meio de um convênio com a SMAM, recebe e cuida de diversos animais feridos. Apaixonada por animais, ela explica que, infelizmente, a readaptação a uma vida natural nem sempre é possível, como é o caso da coruja-suindara tratada na clínica.

“Ela chegou de Eldorado do Sul no final de julho, com 15 dias de vida e a pata direita quebrada. Havia caído do ninho, onde tinha outras quatro corujinhas. Infelizmente ela não conseguirá mais ser reintroduzida na natureza, mas ajudará na educação ambiental” explica Gleide.

A população animal mais atingida pela ação humana na Capital é a de gambás. Segundo levantamento da SMAM, eles são vítimas de apedrejamento e atropelamento. Já as aves — sabiás, quero-queros, corujas e aves de rapina — são alvo de tiros e armadilhas.

“Tratamos em média mil animais por ano. Desde 2008, já recebemos 65 espécies diferentes. Os bugios também sofrem bastante na Capital, pois além da ação humana direta, eles seguidamente são eletrocutados” afirma Soraya Ribeiro, chefe do Programa de Conservação da Fauna Silvestre e Agropastoril da SMAM.

Soraya salienta que as ocorrências obedecem a uma sazonalidade relacionada à reprodução, que ocorre principalmente entre setembro e janeiro. É nesse período que os filhotes ficam órfãos, quando as mães saem à caça e acabam sumindo.

Para Gleide, o mais indicado é deixar os bichinhos, quando não feridos, no local em que foram encontrados. Neste Dia Mundial dos Animais e dia de São Francisco de Assis, santo patrono dos animais e da natureza, lembre de cuidar melhor da fauna.

Fonte: Zero Hora

Você viu?

Ir para o topo