EnglishEspañolPortuguês

Evento marca 2ª Campanha de Prevenção Contra o Câncer de Mama em Cadelas em São Paulo

4 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A 2ª Campanha de Prevenção Contra o Câncer de Mama em Cadelas está sendo realizada em São Paulo. O evento será marcado por uma orientação geral, no dia 27, realizada no Parque do Ibirapuera, onde tutores receberão informações gerais sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama na espécie canina.

Pesquisas recentes atestam que os tumores mamários são, entre todos os tipos de tumores, os mais comumente diagnosticados em cadelas como nos seres humanos. Durante a primeira campanha, foram atendidos mais de 130 cadelas pela clínica veterinária Onco Cane, realizadora do evento. Cerca de 10% delas apresentou algum tipo de manifestação da doença.

A campanha quer atingir a todos os tutores de cães e não só pessoas do segmento veterinário ou protetores. Além disso, não busca só fazer a prevenção da doença nos cadelas, mas em divulga-la e alertar os tutores que esquecem que seu animal também é um mamífero e pode ter as mesmas doenças do que os seres humanos. No caso do câncer mamário em cadelas o toque é tão fundamental para a prevenção como na mulher.

Em dados gerais em diversas pesquisas feitas fora do país, o risco de desenvolvimento de tumores mamários em cadelas é de 0,5% em castradas antes do primeiro cio; 8% quando a esterilização for realizada após o primeiro cio e de 26% quando esse procedimento é feito após o segundo cio. Os animais submetidos à castração após os dois anos e meio de idade não necessariamente podem ser beneficiados pelos efeitos profiláticos da esterilização, isto porque o tecido das glândulas mamária nesta espécie está completamente diferenciadas neste período.

Veja o vídeo da campanha:

Você viu?

Ir para o topo