EnglishEspañolPortuguês

Moscou adverte muçulmanos contra o sacrifício de animais em feriado religioso

2 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Monika Schorr (da Redação)

Muçulmanos mutilam carneiro na comemoração religiosa de Eid al-Adha, a “festa do sacrifício”, também conhecida como Kurban Bairam, em Reutov, Moscou. (Foto: RIA Novosti/Ramil Sitdikov)
Muçulmanos mutilam carneiro na comemoração religiosa de Eid al-Adha, a “festa do sacrifício”, também conhecida como Kurban Bairam, em Reutov, Moscou. (Foto: RIA Novosti/Ramil Sitdikov)

O Departamento de Políticas Nacionais e Religiosas de Moscou alertou os muçulmanos que o sacrifício de animais no próximo feriado de Kurban-Bairam não será permitido dentro do perímetro da cidade. As informações são do RT.

O Diretor deste Departamento, Yuri Artyukh, anunciou a resolução oficial em recente reunião com representantes das comunidades muçulmanas que celebrarão o Kurban-Bairam no dia 15 de outubro.

“Os membros participantes da reunião reiteraram a proibição de rituais de sacrifício dentro dos limites da cidade. As mesquitas estão aceitando encomendas da carne dos animais que serão mortos em locais autorizados nos subúrbios de Moscou”, conforme publicado no site do Conselho dos Muftis da Rússia (Council of Russian Muftis), organização oficial que coordena as relações entre Estado e seguidores do islamismo.

Um clima tenso devido a questões religiosas instalou-se na capital russa na última década, causado, em parte, pela enorme imigração de trabalhadores vindos de países da Ásia Central. De acordo com a polícia da cidade, cerca de 150 mil pessoas participaram das festividades do feriado religioso de Uraza-Bairam, em agosto deste ano.

A indignação com os rituais muçulmanos tomou vulto, tornando-se perceptível, quando os fiéis começaram a assassinar ovelhas nas ruas, em frente a residências e mesmo nos banheiros e sacadas de apartamentos.

Muçulmanos celebram o Eid Al-Fitr em Moscou com orações matinais (Foto: RIA Novosti/Vladimir Astapkovich)
Muçulmanos celebram o Eid Al-Fitr em Moscou com orações matinais (Foto: RIA Novosti/Vladimir Astapkovich)

Em 2010, as autoridades municipais baniram os sacrifícios de animais dentro da cidade, em consequência dos protestos realizados pelos ativistas dos direitos animais.

As autoridades russas estão dando mais um passo no avanço da política que regulamenta esta questão. Em janeiro deste ano, o Ministério da Justiça da Rússia propôs uma série de emendas à Lei da Liberdade de Consciência que tornaria ilegal a realização de quaisquer serviços e ritos devocionais não aprovados fora de locais sagrados ou cemitérios. Atualmente, é permitido aos religiosos celebrar cerimônias em locais públicos, desde que as autoridades sejam informadas com antecedência sobre o evento.

A Duma, uma das câmaras da Assembleia Federal da Rússia, deverá avaliar a proposta de alterações da Lei da Liberdade de Consciência ainda em outubro deste ano.

Você viu?

Ir para o topo