EnglishEspañolPortuguês

Baleia aparece morta em praia do Recife (PE)

2 de outubro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

Uma baleia morta encalhou na praia do Janga, município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com testemunhas, o animal está há cerca de cinco dias nas imediações do Conjunto Beira Mar. O mamífero foi retirado do mar pelo ambientalista Adriano Artoni, com ajuda de pescadores e uma balsa.

Ele disse que o mamífero era um macho jovem de 2,70 m de comprimento e pertencente à espécie Piloto ou Cigita. Ele acredita que a baleia morreu depois de ficar presa a uma rede de pesca e depois teria sido atacada por outros animais. O corpo possui diversas marcas de mordidas de tubarão, uma delas medindo 50 cm por 20 cm.

O ambientalista acionou os pesquisadores do Parque de Mamíferos Peixe Boi Marinho que recolheu amostras do animal e comunicou à equipe de limpeza urbana da prefeitura.

Outros casos

Na quinta-feira da semana passada, moradores da Praia de Ponta de Pedras, em Goiana, no litoral norte de Pernambuco, encontraram a carcaça de uma baleia de grande porte. Segundo eles, o corpo do animal estaria boiando no mar na noite da quarta-feira e no dia seguinte teria encalhado na areia da praia. Os moradores entraram em contato com as autoridades para recolher a carcaça do mamífero, já em avançado estado de putrefação.

Artoni lembra que há cerca de duas semanas trinta baleias encalharam no litoral da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Três delas morreram na ocasião. Ele acredita que os fatos podem estar relacionados.

Fonte: Diário de Pernambuco

Você viu?

Ir para o topo