EnglishEspañolPortuguês

Animais que sofreram maus-tratos são retirados de zoológico do Nevada

2 de outubro de 2013
4 min. de leitura
A-
A+

Por Amary Nicolau (da Redação)

Zoológico de Nevada foi fechado deviso à falta de condições necessárias para vida dos animais (Foto: Justin Yurkanin/Las Vegas Review-Journal)
Zoológico de Nevada foi fechado deviso à falta de condições necessárias para vida dos animais (Foto: Justin Yurkanin/Las Vegas Review-Journal)

Autoridades federais começaram a retirar os animais do Southern Nevada Zoological Park esta semana, mas uma placa anexada ao portão do zoológico diz que o local está fechado ao público para reforma. As informações são do Review Journal.

Em 30 anos de operação, o zoológico de Las Vegas, foi citado por agências governamentais, processado, ficou na mira de funcionários e teve vários animais que morreram em suas dependências. Recentemente, a administração de segurança e saúde no trabalho e do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), multaram a instalação.

No ano passado, investigadores do estado multaram o zoológico em mais de 13 mil dólares por violações de segurança elétrica.
A última inspeção da USDA, em julho de 2010, revelou que faltava sombra para vários animais. O relatório afirma que as cabras do zoológico se abrigavam debaixo de uma pequena área de sombra, onde a temperatura atingiam 40 graus.

O zoológico de Las Vegas estava trabalhando para ter “padrão de cuidados” muito alto, para tornar-se um zoológico nacional credenciado, mas não foi capaz de continuar o esforço, segundo a porta-voz do zoológico de SanDiego, Christina Simmons.

“San Diego Zoo Global trabalhou com o zoológico de Las Vegas por vários anos. Recentemente nosso pessoal esteve no zoológico para ajudar a projetar e construir jaulas e sugerir melhorias,” afirmou Christina.

Pat abriu as portas do zoológico em 1981, depois de passar vários anos com o departamento da polícia de Las Vegas, onde ele era detetive e começou a criar aves em seu quintal por hobby.

Em 1979, seu hobby se tornou um negócio. Ele abriu uma loja de aves exóticas, e deu tão certo que ele decidiu se aposentar como detetive e concentrar-se em seu novo negócio.

Foi então que ele começou um zoológico na loja de pássaros, que tornou-se tão popular, fazendo com que Pat fizesse um empréstimo de 25 mil dólares para investir no zoológico.

Pat planejava usar 200 hectares que ele alugou para, eventualmente, abrir o zoológico que havia idealizado. Mas o pequeno zoológico nunca decolou como ele havia esperado, e em meados de 1980 os problemas começaram a surgir.

Em 1987, um leopardo escapou. A polícia acabou matando o leopardo com a justificativa de ter sido uma ação para que ele não machucasse ninguém.

Em 1989, vários funcionários começaram a apresentar queixas contra o zoológico, dizendo que não haviam condições para abrigar os animais no zoológico e que Pat não ouvia os conselhos dos veterinários.

Van de transporte para a retirada dos animais do local. (Foto: Justin Yurkanin/Las Vegas Review-Journal)
Van de transporte para a retirada dos animais do local. (Foto: Justin Yurkanin/Las Vegas Review-Journal)

Naquele verão, durante uma promoção de entrada gratuita em um sábado, haviam tantos visitantes que o zoológico vendeu 10 vezes mais a quantidade de alimentos que geralmente vendiam em um sábado. Os visitantes deram tanta comida para as ovelhas e cabras que, segundo as autoridades, três deles morreram por excessos na alimentação.

As autoridades federais investigaram as denúncias e citaram o zoológico, forçando Pat a melhorar os abrigos dos animais. Ele fez alguns reparos necessários, mas as autoridades locais fecharam a lanchonete do zoológico e não concederam uma licença para permitir a reabertura.

Também em 1989, a cidade de Las Vegas emprestou ao zoológico mais de 150 mil dólares para que fossem criadas mais oportunidade de trabalho no local. Mas Pat usou o dinheiro com ele e sua esposa, para comprar um estacionamento e fazer algumas melhorias no zoológico, bem como na lanchonete. Entretanto, o empréstimo nunca criou novos empregos, e a cidade acabou por processar Pat.

Em 1993, um macaco morreu no zoológico, gerando novas críticas públicas e de alguns ex-funcionários. E, quatro anos atrás um leão morreu depois de comer uma bola de borracha. Depois descobriu-se que ele havia morrido de câncer.

Nota da Redação: A situação precária dos animais dentro de zoológicos já foi retratada aqui diversas vezes, com elefantes que são duramente torturados, mesmo quando pertencentes a espécies em extinção. Pedro Ynterian já tratou em sua coluna na ANDA sobre a rota de tráfico de animais africanos pra o abastecimento de zoológicos chineses, em que diversos animais são retirados de seu habitat, sequestrado e forçados a se adaptarem a um ambiente completamente diferente daquele que tinha.

Você viu?

Ir para o topo