EnglishEspañolPortuguês

Convênio que realizava castração gratuita em Petrópolis (RJ) não foi renovado

1 de outubro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/ Globo
Foto: Reprodução/ Globo

O convênio entre a Prefeitura de Petrópolis, Região Serrana do Rio, e três entidades de proteção aos animais, que realizava castração gratuita para cães e gatos resgatados, terminou e não foi renovado. O programa foi implantado em 2005 na cidade e, por mês, a prefeitura custeava, em média, 100 castrações de animais, depositando R$ 2.500 na conta das entidades que repassavam os valores para os veterinários.

A Sociedade Petropolitana de Proteção aos Animais tem mais de 60 animais na fila para castração, que atende, principalmente, famílias de baixa renda que não tem condições de pagar pela operação.

Em duas entidades o convênio terminou este mês, já no Grupo de Assistência e Proteção aos Animais, o GAPA, que atua na área dos distritos, o convênio está vencido desde março. As consequências desse problema já começaram a aparecer, fêmeas não-castradas, que estão na fila, já começaram a dar crias.

Em oito anos de parceria, cerca de oito mil animais foram castrados. Consequentemente, diminuiu a quantidade de animais nas ruas. “Interromper o processo seria um retrocesso”, afirma Ana Cristina Carvalho Ribeiro, coordenadora de atividades da ONG Anima Vida. A esperança das entidades de proteção aos animais é que a prefeitura retorne com o programa o quanto antes.

A Prefeitura de Petrópolis informou que vai se reunir com as ONGs para discutir a renovação do convênio.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo