EnglishEspañolPortuguês

Peixes morrem por causa de algas na barragem dos Patudos em Portugal

5 de setembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

A Câmara de Alpiarça vai colocar cerca de 150 pacotes de palha de cevada na barragem dos Patudos, em Portugal, para conter a entrada de algas que tem matado peixes na área. Os técnicos recomendam que se utilize palha de cevada porque esta, ao decompor-se, liberta um produto químico orgânico que ajuda a inibir o crescimento das algas que consomem grande parte do oxigênio da água, o que provoca a morte dos peixes. “Especialistas aconselharam-nos a colocar os pacotes em profundidade porque é no fundo que as algas se encontram”, justifica o vice-presidente Carlos Jorge Pereira.

A partir de 15 de Setembro vai ser colocada uma bomba de jato de água e também vão ser colocados pontos de arejamento ao longo da barragem para ajudar a oxigenar a água e preservar a vida dos peixes. O presidente da autarquia, Mário Pereira, garantiu que a situação da morte dos peixes na barragem está controlada e nunca mais voltou a acontecer.

A Administração Regional Hidrográfica do Tejo (ARH Tejo) tem realizado análises da água e o executivo municipal já pediu para que os dados sejam enviados para a autarquia para estar a par dos mesmos.

*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores 

Fonte: O Mirante

Você viu?

Ir para o topo