EnglishEspañolPortuguês

Dezenas de gatos são encontrados mortos em Queimados (RJ)

30 de setembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

A Vigilância Sanitária de Queimados recolheu os corpos de mais quatro gatos que foram encontrados mortos jogados na Rua Francisco Gabriel, no Bairro Fanchen, em Queimados, para a realização de necropsia. A denúncia foi feita pela Guarda Ambiental da Cidade junto com a Presidente da ONG Pró-Vida Animais, Amélia Silva, através de um boletim de ocorrência na 55ª DP. Segundo o técnico de Zoonoses da Prefeitura, Tarcísio Moura, nas últimas três semanas, foram encontrados 27 gatos mortos no mesmo local.

 Moradores mostram o local onde foram encontrados os gatos mortos (Foto:  Divulgação )

Moradores mostram o local onde foram encontrados os gatos mortos
(Foto: Divulgação )

A diretora de zoonoses da Vigilância Sanitária da cidade, Ângela Medeiros, informou que os animais foram recolhidos e serão encaminhados para o Hospital Veterinário Jorge Vaitsman na Mangueira, no Rio de Janeiro, que já foi avisado e está aguardando a chegada dos animais. “Só quando sair o resultado do exame que poderemos ter a causa da morte dos animais se foi por envenenamento ou por alguma outra prática”, disse Ângela.

De acordo com a Presidente da ONG Pró-Vida Animais, Amélia Silva, os corpos dos animais apresentam cortes no pescoço e no coração e algumas partes foram raspadas. “Parece que foram cortados para a realização de sangria, mas não podemos afirmar nada, antes do exame laboratorial para averiguar se existe algum veneno no sangue. Todos os gatos encontrados mortos eram machos”, contou Amélia.

Maus-tratos e matança de animais é crime previsto na Lei n° 9.605/98. Decreto da Lei n° 24.645/34 e a pena vai de três meses a um ano de detenção e multa de R$ 500 a R$ 3.000 por animal. O secretário do Ambiente de Queimados, Alex Dornelas, orientou que as pessoas que souberem de alguma informação sobre o caso poderão abrir um boletim de ocorrência na delegacia da cidade ou ligar diretamente para a Secretaria do Ambiente: (21) 2665-7739 ou para a ouvidoria da prefeitura: (21) 2665-2206.

Fonte: O Dia

Você viu?

Ir para o topo