EnglishEspañolPortuguês

Morre macaco guariba encontrado em chácara de Anápolis (GO)

29 de setembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Macaco morreu um dia após ser resgatado em chácara de Anápolis (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Macaco morreu um dia após ser resgatado em chácara de Anápolis (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

O macaco guariba que foi resgatado em uma chácara de Anápolis, a 55 km de Goiânia, morreu na sexta-feira (27). O animal foi levado para o Centro de Zoonoses e recebeu atendimento, mas não resistiu aos ferimentos que tinha. Segundo a veterinária Elisângela Sobreira, coordenadora do órgão, o macaco morreu eletrocutado.

“Ele já deu entrada aqui sentindo muita dor, com a temperatura corporal muito baixa e muco verde no nariz. As mãos dele estavam com ferimentos típicos de quem levou um choque elétrico. Deve ter caído em uma cerca ou fiação de energia”, explicou Elisângela.

A veterinária disse que tratou o macaco com tranquilizantes, para ainda tentar levá-lo a Goiânia, afim de que ele fosse avaliado com mais recursos.

O macaco foi encontrado sozinho na quinta-feira (26), em cima da jabuticabeira de uma propriedade rural. Segundo Elisângela, a principal hipótese é que ele tenha sido expulso do bando. “Às vezes acontece isso com o macho-alfa. Depois que ele é expulso, sai em busca de alimento. Porém, é muito difícil que ele consiga viver sozinho”, pontua.

Cochilo
O macaco guariba foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros em uma chácara. Antes de ser capturado, o animal, que estava em uma jabuticabeira, desceu dos galhos e tirou um cochilo à sombra da árvore.

A apreensão do animal durou poucos minutos. Armando Pereira de Souza foi a primeira pessoa a ver o macaco. “Cachorro parou aqui e ficou latindo. Aí voltei para trás para ver o que era. Quando cheguei aqui, vi o macaco lá em cima”, lembra.

Na chácara, havia várias árvores frutíferas, como pés de banana e de mamão, que podem ter atraído o macaco em busca de alimento. Outro motivo é que ele tenha tentado se refugiar de possíveis queimadas no local.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo