EnglishEspañolPortuguês

Edição inédita da "Cãominhada" agora em Portugal

26 de setembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

A Proanimal tem como prioridade ajudar os animais abandonados que se encontrem feridos e a necessitar de tratamento, reencaminhando depois os cães ou gatos para adoção em Vila Real (Portugal).

Um dos responsáveis pela associação, António Brandão, disse que a primeira “Cãominhada” visa angariar fundos para o pagamento de tratamentos médico/veterinários de animais resgatados.

Neste momento, segundo referiu, a conta ao Hospital Veterinário de Trás-os-Montes (HVTM) ascende aos 1.600 euros.

O percurso é de quatro quilómetros e a inscrição para participar custa dois euros.

A iniciativa pretende ainda sensibilizar a população para os cuidados de saúde a ter com o seu cão bem como, a importância do cumprimento de regras para uma convivência saudável.

Nesse sentido, participam no encontro a médica veterinária do HVTM, Ana Rodrigues, bem como um militar do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), da GNR de Vila Real.

A “Cãominhada” é apadrinhada pelo Sparky, um cão que no ano passado foi arrastado por um carro, protagonizando uma história que gerou um grande movimento de solidariedade.

Este animal foi resgatado por uma enfermeira, que acabou adotando ele.

A Proanimal faz o resgate dos bichos, procede ainda a ações de sensibilização e realiza campanhas de esterilização em colónias nomeadamente de cães e gatos abandonados, como alternativa ao assassinato das crias (aborto).

Segundo António Brandão, entre janeiro e hoje, a Plataforma recolheu de 1.309 animais, 86 dos quais foram adotados e 35 esterilizados.

Em 2012, foram recolhidos 172 animais, com 137 adoções.

A organização conta com vários voluntários e famílias de acolhimento temporário, que ajudam a tratar dos animais enquanto não se consegue a sua adoção.

O responsável salientou que o trabalho da associação está a chegar a cada vez mais pessoas e que se está a conseguir “uma boa dinâmica de adoções”.

“Os pedidos de ajuda também têm aumentado, os apelos externos”, frisou.

Já no próximo fim de semana, entre 28 e 29 de setembro, vai ser feita uma recolha de alimentos para animais em algumas grandes superfícies da cidade e, a 04 de outubro, realiza-se uma ação de sensibilização nas escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral e Morgado Mateus, em Vila Real.

Esta ação, que visa consciencializar os alunos, decorre no Dia do Animal.

*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.

Fonte: RTP Notícias

Você viu?

Ir para o topo