EnglishEspañolPortuguês

Sete receitas de remédios naturais para o tratamento de cães e gatos

26 de setembro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: iStock
Foto: iStock

Você sabia que existem remédios naturais que podem amenizar e até curar alguns problemas dos cães e gatos? Conheça 7 receitas caseiras indicadas pela médica veterinária Elizabeth Estevão:

Acabe com pulgas e carrapatos
Para repelir os parasitas pingue uma gota de chá de arruda no cãozinho. A médica também recomenda que os tutores façam uma infusão – que consiste em despejar água sobre uma substância posta em uma vasilha – de 1 litro de água (sem ferver) em 20g de folhas de arruda. Esta água deve ser derramada no cão após o banho e secar naturalmente.

Dica: Galhos da erva-de-santa-maria na cama deles agem como repelente.

Tratamento para sarna
Para este caso, o melão amargo (ou melão-de-são-caetano) é o mais indicado. Dê um banho normal no cachorro semanalmente, secando com toalha e secador. Posteriormente, aplique o suco puro do melão. Deixe agir por 10 minutos (atenção: o cachorro não pode lamber, é tóxico!), enxágue bem e seque. É necessário fazer o tratamento por três semanas.

Acabe com cólicas e desintoxique o cachorro
Água de arroz e chá de erva-doce são ótimos! A água de arroz ajuda a desintoxicar e o chá alivia as cólicas. Lave arroz cru (use um copo de água para cada ½ xícara de arroz comum) e separe a terceira passagem da água. Coloque numa seringa sem agulha e dê um pouquinho do líquido ao cão várias vezes ao dia. Intercale o remedinho com chá de erva-doce.

Aumente a imunidade 
A aveia é um ótimo remédio natural, mas deve ser usada com parcimônia. Se ele estiver doentinho, misture na ração uma ou duas colheres de aveia (café, chá, sobremesa ou sopa, conforme o tamanho do cachorro). É importante ficar atento, pois muita aveia poderá ocasionar diarreia no cão! Nesse caso, procure um veterinário.

Acalme cachorros que ficam sozinhos
O cão é do tipo que não consegue ficar sozinho em casa? Dê chá de folhas de maracujá (passiflora) para ele. Em uma panela sem tampa, ferva por 10 minutos de 3 a 5g de folhas de maracujá em 250 ml de água. Quando esfriar, misture esse chá na água que o animal beba.

Cicatrização mais rápida para pequenos machucados
A médica aconselha colocar uma folha de couve macerada sobre o ferimento. Mas, se ele insistir em comer o curativo, use o plano B: deixe a couve pra lá e misture uma parte de tintura de calêndula em duas partes de água fervida e filtrada. Passe no machucado de três a quatro vezes ao dia.

Alivie sintomas de gripes, resfriados e tosses
O veterinário já deu o diagnóstico? Então prepare o xarope: ferva 6 folhas picadas de guaco em ½ litro de água, coe, misture o suco de um limão . Dê uma colher (de chá, sobremesa ou sopa, conforme o tamanho do bicho), de três a quatro vezes ao dia.

Fonte: Abril

Você viu?

Ir para o topo