EnglishEspañolPortuguês

Animais silvestres são resgatados de cativeiro em Barra Mansa (RJ)

25 de setembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Entres os pássaros, um da espécie Maracanã, que está em extinção. (Foto: Santana)
Entres os pássaros, um da espécie Maracanã, que está em extinção. (Foto: Santana)

Uma operação batizada como “Pássaro Solto” foi realizada pela Guarda Ambiental, Guarda Municipal e Polícia Civil, durante a manhã de ontem, nos bairros Vila Orlandélia, Belo Horizonte e Getúlio Vargas. Entre os quase vinte animais silvestres resgatados dos cativeiros, um da espécie Maracanã, que está na lista de extinção. O secretário de Meio Ambiente, Adaucto Siqueira de Lima Neves, disse que a ação foi montada em comemoração ao Dia da Defesa da Fauna, celebrado domingo. Trinca ferro, tico tico, pixoxó, canário da terra e coleiro papa capim foram encontrados.

Segundo guardas ambientais, os animais são encontrados muitas vezes estressados. “Já encontramos pássaros que se flagelavam devido ao estresse provocado pelo cativeiro. Alguns arrancavam as penas do próprio corpo. Falta de limpeza nas gaiolas, de alimentação adequada e espaço também são condições em que esses animais estavam submetidos”, declarou o guarda ambiental Valério.

O inspetor da Polícia Civil, Alexandre Ribeiro, as autoridades conseguem libertar os pássaros graças a denúncias anônimas. “Não tem como esconder o canto dos pássaros. Por isso não é difícil localizá-los. Denúncias anônimas também é o caminho para que a gente consiga chegar até os animais”, declarou o inspetor.

Durante a operação, ao percorrerem as ruas da cidade, os agentes ambientais localizaram uma gaiola pendurada em um estabelecimento comercial, na Avenida Presidente Kennedy, no Ano Bom. Nela estava um coleirinho pardinho, que também foi levado pelos guardas.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, a ação foi realizada em comemoração ao Dia da Defesa da Fauna. “Essa foi a primeira grande operação que realizamos. Já fizemos algumas ao longo desse ano, mas planejamos essa por conta do Dia da Defesa da Fauna”, disse o secretário.

Todos os animais serão encaminhados para o Parque Centenário, no Centro.

Fonte: A Voz da Cidade

Você viu?

Ir para o topo