EnglishEspañolPortuguês

Desmatamento ameaça últimos orangotangos de Sumatra

24 de setembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Um bebê orangotango sobreviveu, agarrado à sua mãe, na última árvore ainda de pé em uma região de desmatamento na ilha indonésia de Sumatra. A árvore acabou sendo abatida, e por fim, vendida por 10 dólares.  O filhote teve sorte. Foi resgatado e agora vive com sua mãe em um centro, mas sua história está se tornando cada vez mais comum.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

As selvas virgens da província  de Aceh, no norte da ilha, estão ameaçadas por mudanças que podem deixar a legislação da extração de madeira mais frouxa.  Parte da diversidade deste ecossistema também pode ser afetada.  “O ecossistema Leuser é, provavelmente o bosque mais importante do sudeste asiático. É uma das maiores extensões florestais. A única área onde se pode encontrar quase todos os animais do livro da selva. “ explica,   Ian Singleton, representante do Programa de Conservação dos Orangotangos de Sumatra.

Se as leis forem alteradas, aproximadamente, um milhão de hectares estaria em risco de derrubada por empresas de exploração de minério e celulose. O plano inclui uma nova rede de rodovias que vai atravessar a região. As autoridades argumentam que o projeto vai ajudar as populações mais afastadas. Que em muitos casos, são responsáveis pelo desmatamento local.

“A cobertura florestal vai ser reduzida ligeiramente, mas se trata apenas de uma mudança administrativa porque as condições do solo mostram que a comunidade já utiliza uma grande parte desta terra.” Diz Saminuddin B. Tou Chefe de planejamento florestal de Aceh.

No entanto, ambientalistas garantem que isso não tem nada a ver com a população local. Mas sim com grandes interesses comerciais que ameaçam o frágil e vital ecossistema. O habitat dos orangotangos de Sumatra.  E só restam 6 mil deles na natureza.

“Há uma escavadeira limpando o terreno e retirando as árvores.  Muito em breve, vão plantar palmeiras. Não há mais vegetação nativa nem esperança de sobrevivência para os orangotangos.” Conta Panut Hadisiswoy, diretor do centro de ação sobre orangotangos.

Indo na contra-mão da autoridades locais, o Governo Nacional, está ampliando a proibição de desmatamento. Mas neste caso, são as leis regionais que valem e várias espécies de animais podem ficar sem lar muito em breve.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo