EnglishEspañolPortuguês

Cães abandonados em casa vazia são resgatados por voluntários em Maceió (AL)

24 de setembro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+
Macho desnutrido e com sarna. (Foto: Jonathan Lins/G1)
Macho desnutrido e com sarna. (Foto: Jonathan Lins/G1)

Sete cachorros doentes que estavam trancados em uma casa abandonada na Avenida Íris Alagoense, no bairro do Farol, foram resgatados por integrantes do Grupo Vida Animais de Maceió (Gevan), nesta segunda-feira (23).

Depois de uma denúncia anônima feita por moradores do bairro, Luceli Mergulhão, coordenadora do Gevan, e mais uma voluntária foram até o local. “Os animais estavam bebendo da própria urina e comendo fezes espalhadas pelo chão para poder matar a fome e a sede. Além de não se alimentarem, o local está insalubre. Nem luz do sol os animais tinham acesso”.

Assim que chegaram ao local, o grupo, com a ajuda da moradora Gerlley Vasconcelos, conseguiu colocar potes com água através de brechas nas portas em um ato de desespero ao ver que os filhotes estavam bebendo a própria urina. “Quando eles viram que tinha água brigaram para conseguir beber o líquido, já que estavam morrendo de sede”, disse.

O vizinho da casa ao lado, identificado apenas como José Cícero, foi o responsável por manter os cachorros presos. Quando questionado por Luceli, ele negou os maus-tratos e disse que sempre que é possível alimenta os cães, mas que não tem tempo para cuidar deles porque passa muito tempo fora de casa.

Com a chegada da Polícia Militar, José Cícero abriu as portas da casa. Lá, o grupo conseguiu resgatar uma fêmea magra e com sarna, além de dois filhotes. Após a PM pedir para ele a abrir as portas da casa abandonada, o próprio José Cícero teve que arrombar o portão da frente porque ele mesmo não tinha a chave.

Foram resgatados mais três animais. Um macho e dois filhotes. O cão adulto que estava com a aparência mais degradante: muito magro e com grandes feridas na pele. Apesar de afirmar por diversas vezes que alimentava os animais, mesmo sem ter a chave de onde os trancou, o responsável pelo imóvel disse desconhecer o péssimo estado de saúde dos cachorros.

“Eles estão com problemas de pele, desnutridos e bem assustados. Vamos encaminhá-los para o Centro do Zoonoses para que recebam atendimento médico e possam se recuperar. Já dois dos cachorros vão receber cuidados e serão colocados para adoção porque não aparentam ter nenhum problema mais sério além da sarna”, disse Luceli.

Segundo o sargento George, do 1º Batalhão da Polícia Militar (Bpm), mesmo sendo um crime ambiental, não foi feita nenhuma ocorrência contra o tutor dos animais. “Aqui não há mais nada a ser feito. Os animais já foram resgatados”, disse o sargento.

Denúncias

De acordo com Luceli, todos os dias o Gevan recebe pedidos de resgate. “Infelizmente é essa a nossa realidade. Nós temos uma Lei Municipal de 2003, que ampara a criação de uma delegacia que investigue este tipo de crime, mas nada é feito. Por não serem punidos, os criminosos têm é um incentivo para fazer este tipo de barbaridade”, afirma Luceli Mergulhão.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo