EnglishEspañolPortuguês

Aves representam 80% do total de animais recuperados pela Polícia Ambiental no Distrito Federal

24 de setembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
No primeiro semestre, foram 899 apreensões de animais silvestres no Distrito Federal (Foto/Divulgação)
Foto/Divulgação

A Polícia Ambiental fez 899 apreensões de animais silvestres no Distrito Federal no primeiro semestre desse ano e as aves representaram 80% do total de apreensões feitas e o restante das ocorrências envolvia macacos, serpentes e jabutis.

São 13% mais que no mesmo período de 2012, quando 796 espécimes foram recuperados, de acordo com levantamento divulgado pelo órgão.

“Tivemos um crescimento no número de apreensões, o que do ponto de vista da produção policial é positivo, mas não comemoramos, pois é lamentável o crime em que o animal fica em cativeiro, principalmente por ele ter poucas chances de sobreviver”, afirma o comandante do BPMA, tenente-coronel Ribas.

Após a apreensão, os animais são encaminhados pera o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), de responsabilidade do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos), que faz o recebimento e destinação desses animais.

Além dos animais silvestres, o batalhão também faz o recolhimento de animais domésticos que, apesar de autorizados a serem tutelados em locais fechados, podem sofrer maus-tratos.

Nesse caso, eles são encaminhados à Secretaria de Saúde do DF, quando se trata de animais de pequeno porte – como cachorros -, e para a Secretaria de Agricultura, em casos de animais de grande porte.

O Batalhão também faz o resgate de animais que deixam seu habitat natural e migram para áreas urbanas. Somente este ano, foram feitos 2.232 resgates, entretanto, da mesma forma que acontece com os animais apreendidos, nem sempre essas espécies têm condições de serem devolvidos à natureza.

As denúncias podem ser feitas pelo 190.

Fonte: R7

Você viu?

Ir para o topo