EnglishEspañolPortuguês

Príncipe William, Beckham e Ming se unem pelos elefantes e rinocerontes

23 de setembro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Ecorazzi
Foto: Ecorazzi

A WildAid é uma organização cujo propósito é lutar pelo fim do tráfico de vida selvagem pela redução da demanda, e atua através de campanhas de conscientização apoiadas por celebridades. Sua mensagem é simples:

“Quando a compra parar, a matança também terminará”.

Nesta semana, em Londres, o Duque de Cambrigde (Príncipe William), David Beckham e Yao Ming uniram-se para gravar um filme com duas mensagens de interesse público sobre os produtos feitos à base de chifres de rinoceronte e marfim. A campanha é uma colaboração entre a WildAid e a Royal Foundation’s United for Wildlife. As informações são da Ecorazzi.

O comércio de marfim leva à morte cerca de 25.000 elefantes africanos por ano na mãos de caçadores. De acordo com o Departamento de Assuntos Ambientais da África do Sul, somente nos primeiros oito meses de 2013, pelo menos 618 rinocerontes foram mortos por seus chifres. Isso significa que a cada dois dias, cinco rinocerontes são brutalmente assassinados. Infelizmente, esse número está a caminho de quebrar o recorde do ano passado, com 668 rinocerontes cruelmente derrubados no mesmo período.

Príncipe William e David Beckham. Foto: Kristian Schmidt/WildAid
Príncipe William e David Beckham. Foto: Kristian Schmidt/WildAid

O Príncipe William declarou: “Na raiz do comércio está a demanda por produtos que requerem a morte de dezenas de milhares destes animais todos os anos, empurrando-os cada vez mais para a extinção”.

Nesse meio tempo, a demanda pelo chifre de rinocerontes está crescendo devido à franca expansão de economias como Vietnã e China. Em 2009, a China começou uma venda legalizada de marfim, que estimulou uma renovação no mercado. Pesquisas recentes mostram que uma grande porção da população da China não tem conhecimento das mortes necessárias para a criação de produtos com marfim.

“Quando eu soube dos atuais níveis de caça na África, imediatamente concordei em ajudar a passar essa mensagem”, disse o ex-jogador David Beckham. “É chocante pensar que podemos perder estes animais do mundo já na nossa geração”.

O ex-jogador de basquete da NBA, Yao Ming, afirmou: “Nós devemos reduzir a demanda se quisermos salvar estes animais. Conseguimos tremendo progresso na redução da demanda de barbatana de tubarão para sopas através de uma campanha similar, e a proibição do governo também ajudou. Comerciantes disseram que a procura por essas barbatanas caiu 50% ou mais. Eu espero que possamos conseguir o mesmo com os chifres de rinocerontes e elefantes”.

Yao é fortemente envolvido com a WildAid. Ele já participou de inúmeras campanhas em prol de diversas espécies, e lançou a campanha “Diga não aos chifres de rinoceronte e ao marfim” no início deste ano, em parceria com as ONGs WildAid, African Wildlife Foundation e Save the Elephants. Atualmente, ele está filmando “The End of the Wild”, um documentário a respeito da extinção de animais selvagens que deverá ser lançado no próximo ano.

“O Duque de Cambridge e David Beckham são altamente respeitados na Ásia, onde o mundo precisa chegar”, disse Peter Knights, diretor executivo da WildAid.

“Trazê-los junto com Yao salienta a necessidade de um esforço global pelo fim da demanda por estes produtos e para apoiar esforços de conservação de base. Este comércio não só ameaça esses emblemáticos animais com a matança brutal, como prejudica as economias africanas e o turismo na medida em que alimenta a corrupção, financia o crime organizado e mesmo a atividade terrorista”. acrescentou Peter.

A WildAid trabalha com centenas de celebridades e líderes empresariais por todo o mundo, incluindo Jackie Chan, Leonardo DiCaprio e Richard Branson, só para citar alguns.

Nota da Redação: Na última semana, a ANDA publicou uma matéria a respeito da morte dos cães que realizavam a guarda de William na base aérea militar da Royal Air Force. A ajuda para o combate à retirada de marfim é importantíssimo, entretanto o príncipe ainda não se pronunciou sobre o assassinato dos cães, que é um tópico imediato e de grande importância, já que lida com o tratamento dado por seu próprio país aos animais.

Você viu?

Ir para o topo