EnglishEspañolPortuguês

Mega operação é montada para resgatar um jacaré baleado em Ariquemes (RO)

23 de setembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Um jacaré-açu com cerca de 400 quilos foi encontrado morto com sinais de disparo de arma de fogo, neste sábado (21), às margens do Rio Jamari, em Ariquemes (RO). Sem equipamento próprio para resgates dessa proporção, o Corpo de Bombeiros que esteve no local precisou montar uma “mega operação” para retirar o jacaré da água. Cerca de 20 pessoas, entre bombeiros e populares, auxiliaram na ação.

O jacaré não resistiu aos ferimentos (Foto: Laiane Martins/G1)
O jacaré não resistiu aos ferimentos (Foto: Laiane Martins/G1)

De acordo com o soldado do Corpo de Bombeiros Dirceu da Silva, o tamanho do jacaré – mais de 4 metros de comprimento – impressionou a equipe. Segundo pessoas que moram na região, o jacaré-açu apareceu na margem do rio na sexta-feira (20) e já aparentava estar ferido, mas o Corpo de Bombeiros afirmou que o chamado de resgate só aconteceu neste sábado.

O caso chamou a atenção dos moradores e de quem passava pelo local. Várias pessoas se aglomeraram para acompanhar o resgate, que contou com pelo menos 20 pessoas. Usando cordas e pedaços de madeira, o animal foi colocado próximo ao barranco do rio e puxado.

Apesar de ser considerada crime ambiental, o sargento dos Bombeiros afirma que a prática de caça sem licença ou autorização é comum na região, o que está dificultando o trabalho de identificação do autor do disparo contra o animal. Segundo o delegado geral Rodrigo Silva Duarte, a pessoa que comete crime contra a fauna pode ser penalizada em mais de um ano de prisão, além do pagamento de multa.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo