EnglishEspañolPortuguês

Partido português quer Lisboa sem touradas e criar um “museu da crueldade”

22 de setembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O candidato do Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN) à Câmara da capital afirmou hoje que o partido quer declarar Lisboa “uma cidade sem touradas” e fazer da praça de touros do Campo Pequeno um “museu da crueldade”.

Em declarações à Lusa à margem de uma ação de campanha junto à praça de touros do Campo Pequeno, e também próxima de um mercado ‘agro-bio’, Paulo Borges afirmou que, embora saiba que “não depende em absoluto da câmara proibir ou impedir as touradas”, gostava que a autarquia “assumisse uma posição clara no sentido de declarar Lisboa uma cidade livre de sofrimento animal”.

“Queremos declarar Lisboa uma cidade sem touradas. Gostaríamos que o Campo Pequeno fosse consagrado como um museu do passado – um museu da crueldade – e, ao mesmo tempo, um espaço que pudesse abrir-se para promover atividades no sentido de uma maior sensibilização dos jovens em relação a um outro modo de lidar com os animais e com a natureza”, acrescentou.

Paulo Borges é o primeiro subscritor de uma petição pela abolição da tauromaquia e de todos os espetáculos com touros em Portugal. O documento, lançado há dois anos, reúne, disse, quase 60 mil assinaturas. O PAN quer que a petição chegue às 100 mil assinaturas, para entregá-la depois na Assembleia da República.

Entre as propostas que leva a votos no próximo dia 29, o candidato tem ainda a ideia de que a autarquia devia promover mais os “mercados biológicos” e criar “mais incentivos ao consumo alternativo”, para que esses produtos chegassem ao consumidor “a um preço mais acessível”.

“O PAN considera que devem ser incentivadas formas de agricultura que não sejam lesivas, nem dos solos, nem da saúde humana”, afirmou, lembrando que o partido defende “outras formas de agricultura, como a permacultura (cultura permanente), ou as culturas hidropónicas e aeropónicas (que dispensam a terra).

Além de Paulo Borges, concorrem à presidência da Câmara de Lisboa Fernando Seara (pela coligação “Sentir Lisboa”, PSD/CDS/MPT), o socialista António Costa (que lidera a coligação “Juntos Fazemos Lisboa”), João Ferreira (CDU), João Semedo (Bloco de Esquerda), Nuno Correia da Silva (pela coligação “Plataforma de Cidadania”, PPM/PND/PPV), Joana Miranda (PCTP/MRPP), João Patrocínio (PNR) e Amândio Madaleno (PTP).

A Câmara de Lisboa é atualmente composta por oito vereadores da lista do PS (três de movimentos independentes), sete eleitos pela coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM e um pela CDU.

*Esta notícia é original de Portugal e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores portugueses

Fonte: Jornal i

Você viu?

Ir para o topo