EnglishEspañolPortuguês

Filhote de baleia jubarte é encontrado morto em Ilhéus (BA)

22 de setembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Mais uma baleia foi encontrada morta na Bahia, dessa vez foi um filhote de baleia da espécie Jubarte, encontrado morto no rio Cachoeira, que desagua no município de Ilhéus, sul da Bahia. Segundo as informações de Rian Pereira, oceanógrafo do Instituto Mamíferos Aquáticos, a equipe do órgão esteve na cidade nesta sexta-feira (20) para tratar do animal, mas já encontraram o filhote morto.

“É um caso raro. Provavelmente por ser muito novo e ainda não saber se direcionar corretamente, ele se perdeu da mãe e acabou no canal do rio. Nós o encontramos hoje [sexta-feira] mas há relatos de populares que teriam avistado o animal já há alguns dias”, explicou.

Segundo o Instituto, a prefeitura de Ilhéus foi notificada para realizar a remoção do animal. Uma equipe também foi deslocada para realizar exames no filhote para que seja detectada a causa da morte.

Sobre a espécie

A baleia-jubarte (Megaptera novaengliae), também conhecida como baleia-cantora, baleia-corcunda e baleia de bossa é um mamífero marinho pertencente a ordem Cetacea e a sub-ordem dos Misticetos. Esta baleia possui uma ampla distribuição em todos os oceanos do mundo, em épocas reprodutivas buscam zonas costeiras com profundidades inferiores a 200 metros.

(Foto:Reprodução Internet)
(Foto:Reprodução Internet)

As populações das baleias-jubarte são diversas, ocorrendo desde o hemisfério norte até o hemisfério sul, sendo divididas por sua vez em diversos outros grupos populacionais. Estas baleias possuem o costume de migrar margeando a zona costeira e devido a esta razão tornaram-se vulneráveis a encalhes.

Com informações de G1

Você viu?

Ir para o topo