EnglishEspañolPortuguês

Animais encontrados mortos em Barro Preto (BA) sofreram maus-tratos

22 de setembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
12 animais são encontrados mortos em estrada (Foto: Policia Militar de Barro Preto / Divulgação)
12 animais são encontrados mortos em estrada
(Foto: Policia Militar de Barro Preto / Divulgação)

Os onze bois e um bezerro que foram encontrados mortos no início do mês em uma estrada na zona rural de Barro Preto sofreram maus-tratos, segundo o laudo apresentado pela Agência de Defesa da Agropecuária da Bahia (Adab) nesta sexta-feira (20).

De acordo com o veterinário José Muniz, a equipe detectou que os animais teriam sido abandonados à beira da estrada depois de não resistirem a uma viagem. Eles apresentaram sinais de pisoteios e até mortes por asfixia. A Adab acredita que a superlotação no transporte dos animais tenha causado as mortes.

A coordenadora regional da Adab em Itabuna, Fernanda Mendonça, explicou que o laudo foi encaminhado à Polícia Civil, que dará prosseguimento às investigações e deve responsabilizar os responsáveis pelas mortes. Os suspeitos estão sendo procurados.

A Adab esclareceu que nenhum doença foi detectada nos animais, uma das suspeitas policiais quando os animais foram encontrados.

O caso

Os 11 bois foram encontrados no dia 7 e o bezerro na tarde do dia 10 deste mês, com perfurações no pescoço e na cabeça. Segundo informações passadas pelo Comandante do 4º Batalhão de Barro Preto, sargento Adilson Souza, inicialmente a polícia suspeitava de roubo de caminhões.

“Inicialmente nós suspeitávamos de um roubo de caminhão e, como a carga não interessava para os ladrões, eles resolveram deixar os animais no local e os balearam. O curso da investigação muda quando voltamos ao local, na tarde da segunda, e descobrimos que um outro animal havia sido deixado lá. Agora, nossa suspeita é que possa estar acontecendo o surto de alguma doença em uma fazenda da região, e o tutor, para não atingir os outros animais, está sacrificando os doentes”, afirmou o sargento na ocasião.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo