EnglishEspañolPortuguês

Residente de Princeton usa arte para protestar contra crueldade animal

21 de setembro de 2013
6 min. de leitura
A-
A+

Por Juliana Meirelles (da Redação)

Por Hetty Baiz
Por Hetty Baiz

Gatos são animais selvagens, predadores rondando carne. São, simultaneamente, animais de fofos, o assunto do seu próprio gênero de vídeos bonitos. No entanto, mais de 21 mil felinos por ano têm sido usados para testes. A artista estabelecida em Princeton Hetty Baiz lança um olhar sobre a forma como tratamos os animais em Animais Não-Humanos: Comer, Testar, Amar, em exibição na Galeria de Bernstein de 16 de setembro a 18 de outubro.

A artista teve sua inspiração a partir do livro Libertação Animal de Peter Singer de 1975, em que o especialista em ética, professor da Universidade de Princeton e fundador do movimento pelos direitos animais argumenta que a dor provoca tanto sofrimento se sentida por um ser humano ou um rato. Singer apareceu com o termo “especismo” para descrever que os seres humanos dão preferência a outros seres humanos. Quando as pessoas usam outros animais para testar seus medicamentos e cosméticos, escreve ele, é tão errado quanto o racismo ou sexismo.

Quase 40 anos depois de Libertação Animal, ainda mais animais estão sofrendo em fazendas industriais. Baiz dá nova voz aos escritos de Singer com colagens de animais em grande escala. Seu gato é composto por papéis chineses com penas para uma textura peluda, com estampas que sugerem leopardos, pumas, onças. Não é uma raça específica de gato, mas capta a essência selvagem. A expressão nos olhos é de suavidade, pouco antes de o animal estar prestes a atacar. Mesmo as luvas nas patas parecem armas.

Com seus olhos lúgubres, como alguém poderia submeter um beagle para testes? E ainda quase 65 mil são usados em experimentos a cada ano, diz Baiz. Como animais de laboratório, bem como animais de companhia, beagles são valorizados pela sua natureza dócil.

Lembra-se das experiências psicológicas feitas em macacos rhesus, criados por mães de pano? Os macacos estão entre nossos parentes mais próximos – que identificamos com o comportamento dos símios -, mas o animal de Baiz está chamuscado por um dia no laboratório. Vestindo um casaco de papel multi-modelado, cruza as mãos e enrola os seus dedos do pé. Há um olhar selvagem nos olhos, mas as mãos e os pés sugerem que ele foi domesticado, talvez por choque elétrico. Este não é um macaco que está se divertindo balançando nas árvores.

Baiz desenvolveu pela primeira vez uma conexão com plantas, árvores, água, insetos e animais como criança, na casa de veraneio da família, na Pensilvânia. Durante as visitas mais recentes, ela procurou expressar sua angústia e carinho através de colagens de animais. Baiz pensou sobre como os animais são parte integrante do meio ambiente. Os animais são a própria personificação da natureza, mas as atividades humanas muitas vezes levam à sua extinção.

As 12 pinturas em Animais Não-Humanos: Comer, Testar, Amar são inspiradas pelos animais que Singer escreveu sobre – os animais que são criados para comer ou para testes em laboratório, ou prejudicados pelas atividades humanas.

As obras de grande escala têm como objetivo transmitir a beleza dos animais que muitas vezes são reduzidos a meros produtos. Quem vê quer ficar a uma distância para absorver tudo, mas também chegar perto estudar a riqueza de detalhes.

Baiz é uma coletora de papel. Ela usa papéis feitos à mão, trabalhos pintados à mão, bem como fotografias de suas viagens para a Ásia e África, o papel de banana da América do Sul, papiro do Egito, e os papéis tailandeses e coreanos. Rasgando-os em pedaços e reorganizando-os, Baiz reúne muitas culturas em uma tela.

Em seu estúdio, os pedaços rasgados ficam em pilhas no chão, e como um pintor mergulhando em cor, ela puxa pedaços de papel de suas pilhas como seu olho e seu coração mandam. Ela continua a construir a superfície da tela com centenas de pedaços de papel rasgado. A única tinta sobre a tela está no fundo salpicado. Depois que camadas e camadas de papel são aplicadas, Baiz pode raspar ou cortar a superfície, ou queimar com um maçarico, até que a textura desejada seja atingida.

As formas e curvas dos animais são articuladas por seu desenho com os papéis rasgados, em seguida, terminadas com enfeites pintados. A textura – rústica, manchada, queimada – conta a história. Um bezerro foi feito a partir de pisos de linóleo velho rasgado durante um projeto de renovação.

Por Hetty Baiz
Por Hetty Baiz

Os porcos são conhecidos por serem carinhosos, sociáveis e inteligentes. Eles são brincalhões em torno de seus companheiros, cuidam uns dos outros e respondem a comandos, mas nós os na escuridão, em baias onde eles não podem se mover e as patas sangram por causa dos fios. A jaula foi projetada para facilitar a remoção de estrume, não para o conforto do porco. O confinamento faz com que seja impossível viver suas rotinas naturais – eles só podem comer, dormir e deitar-se. Tão perturbada quando soube sobre o tratamento do porco, Baiz arrancou o papel rosa que tinha sido colado para o corpo do porco, deixando fragmentos e depois o pintando de preto. Ela expressa tristeza e escuridão, sem nenhuma expressão no rosto, um animal anônimo criado para bacon e carne.

A vaca, criada para carnes e hambúrgueres, é sagrado na Índia, mas uma mercadoria em nossa cultura (Baiz já não come carne ou qualquer outro mamífero). Sua vaca incorpora palavras: especismo, carne, fábrica. Ela é construída de papel tailandês da caça, salpicado e pingado com tinta, sugerindo violência e sangramento.

No templo Karni Mata na Índia, diz Baiz, dezenas de milhares de ratos são adorados como divindades. Karni Mata, uma sábia fêmea hindu, foi prometida que todos os seus descendentes do sexo masculino seriam reencarnados como ratos brancos. Visitantes tiram os sapatos e sentam-se entre os ratos. O rato de Baiz parece estar cheirando o ar, as patas delicadamente estendidas à frente em uma posição exploratória. Faz-nos pensar: Como é que viemos a perceber o rato como uma criatura vil, mas manter seus parentes – hamsters, camundongos – como animais adoráveis? Os ratos são inteligentes, e é sua própria inteligência que os deixa sujeitos para os testes sobre o comportamento humano. Eles demonstram altruísmo em experimentos, libertando companheiros ratos de confinamento e partilhando raspas de chocolate. Os ratos somos nós – ou talvez não sejamos tão agradáveis.

Os Animais Não-Humanos: Comer, Testar, Amar, pinturas de Hetty Baiz, está em exibição na Galeria de Bernstein de 16 de setembro a 18 de outubro, com um painel de Peter Singer dia 08 de outubro, das 16h30 às 18h00 e recepção às 18h00.

Você viu?

Ir para o topo