EnglishEspañolPortuguês

Dentista ajuda a salvar tartaruga marinha colando sua carapaça com cola de dentadura

21 de setembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Juliana Meirelles (da Redação)

Tartaruga marinha com cola usada por dentistas em seu casco (Foto: AP)
Tartaruga marinha com cola usada por dentistas em seu casco (Foto: AP)

Um dentista usou cola de reparação de dentadura para ajudar a consertar a carapaça fraturada de uma tartaruga marinha em perigo em Florida Keys, nos Estados Unidos. As informações são do Huffigton Post.

Na quinta-feira (12), Fred Troxel examinou Elena, um réptil adolescente de 20 quilos que ele havia tratado no dia anterior no Hospital de Tartarugas usando resina acrílica para unir duas placas ortopédicas de metal através de uma divisão de 10 polegadas na carapaça da tartaruga.

O hospital está cuidando de Elena há um mês, desde que a criatura foi recuperada de uma praia de Key West. As autoridades acreditam que a tartaruga apareceu depois de ter sido atingida por um barco.

Pela maior parte do tempo, a condição de Elena foi listada como crítica. Funcionários do hospital estão administrando um antibiótico de largo espectro e vitaminas, bem como do tubo de alimentação em Elena numa base diária.

No início desta semana, a tartaruga começou a comer por conta própria e funcionários do hospital começaram a se concentrar em reparar a carapaça.

Troxel disse que o pessoal do hospital “teve problemas com a obtenção de algo que aderisse à carapaça, e como dentista, eles me pediram para ajudá-los a descobrir o que poderia fazê-lo. Achei que talvez eu tivesse alguma coisa na minha caixa de ferramentas”.

Dentista em meio ao reparo (Foto: AP)
Dentista em meio ao reparo (Foto: AP)

Ele sugeriu o adesivo do reparo da dentadura, que até agora está segurando.

“A odontologia moderna é sobre a colagem de materiais restauradores de dentes, que são substâncias orgânicas”, disse ele. “Neste caso, estamos unindo algo que é um dispositivo mecânico para uma substância orgânica, que é a carapaça de tartaruga”.

Troxel disse que foi praticar odontologia em Key West há mais de 35 anos e, embora ele já tenha ajudado um grande número de animais, diz que é a primeira vez que ele tratou de uma tartaruga marinha.

A gerente do hospital Bette Zirkelbach disse quinta-feira que está otimista Elena pode um dia ser solta na natureza. Mas o réptil enfrentará um longo caminho para uma recuperação completa, incluindo a remoção cirúrgica de vários tumores fibropapilloma, causados por vírus parecido com a herpes que afeta tartarugas marinhas em todo o mundo.

Veja o vídeo com o casco da tartaruga sendo reparado pelo dentista:

Você viu?

Ir para o topo