EnglishEspañolPortuguês

Sites ajudam tutores na busca por animais desaparecidos

20 de setembro de 2013
4 min. de leitura
A-
A+
O site Cachorro Perdido foi criado para ajudar a promover encontros entre tutores e animais perdidos (Foto: Shutter)
O site Cachorro Perdido foi criado para ajudar a promover encontros entre tutores e animais perdidos (Foto: Shutter)

Os animais domésticos são membros da família, portanto o desespero e a tristeza tomam contam de quem já passou pela desagradável experiência de perder um de amigo quatro patas. Infelizmente, em uma cidade repleta de estímulos como São Paulo, não é raro que animais fujam por medo de barulhos, curiosidade pelo movimento na rua ou um breve descuido dos tutores.

As primeiras 24 horas após o desaparecimento são essenciais. Vale tudo para divulgar o sumiço do bichinho, de cartazes distribuídos em pet shop e postes na região a redes sociais e internet. Muitos sites foram criados para ajudar tutores a reencontrar seu melhor amigo e a iniciativa tem apresentado resultados positivos, como é o caso do site Cachorro Perdido, que ajudou a encontrar um cãozinho em apenas 10 minutos após a realização do cadastro de seu desaparecimento no site.

Não é raro se deparar com o anúncio de animais perdidos na vizinhança, afinal, são mais de 33 milhões de cães nos lares brasileiros e, ocasionalmente, um acaba escapando. Foi o que aconteceu com Skype, animal tutelado por Zenilda Amâncio, que fugiu pelo portão.

A tutora até o procurou pelas ruas do bairro, mas não o encontrou. Foi a amiga de trabalho de Zenilda, Talita Braga, que descobriu na internet o site Cachorro Perdido, plataforma on-line e gratuita que permite a comunicação entre os tutores que perderam seus animais e as pessoas que os encontraram.

Talita conta que gostou da aparência do site e resolveu anunciar o sumiço do Skype. Em menos de dez minutos, o telefone tocou e avisaram que o cachorro havia sito encontrado por uma mulher que viu a foto do Skype no site. No mesmo dia Zenilda recuperou seu melhor amigo.

O site Cachorro Perdido foi idealizado por Fabio Motta, que teve a ideia após perder Guapo, que também foi encontrado. “Felizmente, eu conseguir encontrar o cachorro um dia depois, mas achei que teria sito muito mais fácil se existisse um serviço on-line que ajudasse pessoas na minha situação”, explica.

O site já existe há mais de 8 anos, e no final de 2012 foi totalmente repaginado pela Astéria, empresa especialista em redes sociais e soluções para web, que incluiu uma melhor interação entre os mais de 50 mil usuários cadastrados. O portal é integrado ao Twitter e Facebook, com isso os anúncios podem ser compartilhados nestas redes.

Também é possível criar cartazes que comumente são colocados em locais públicos e encontrar dicas de como otimizar a procura por um animal perdido. “Procuramos focar em recursos que pudessem efetivamente ajudar os usuários a encontrar os seus animais, através do uso de mapas, filtros avançados, ferramentas de combinação de anúncios e busca através de fotos, entre outros”, apontou Flávio Banyai, diretor de inovação da Astéria.

Vale ressaltar que, apesar do nome, o Cachorro Perdido também auxilia tutores de gatos. O site também conta com uma área de adoção, outro ponto forte do projeto que tem como um dos objetivos encorajar as pessoas a resgatarem animais abandonados. “Se alguém sabe que vai poder contar com um serviço como o Cachorro Perdido para encontrar o tutor de um cachorro, fica mais à vontade para recolher o animal”, conclui Fabio Motta.

O site Procura-se Cachorro também foi criado para auxiliar na busca de cachorros perdidos em todo país. A ferramenta inteligente, construída a partir do sistema de mapas e localização do Google, cadastra os animais perdidos e encontrados, cruza informações e envia alertas que possam ajudar na busca dos usuários.

O mapa tem apresentação simples e funcional: cachorros perdidos são sinalizados em vermelho, e os encontrados em azul. Quando o sistema encontra semelhança física ou proximidade de região (dentro de um raio de dez quilômetros) entre cadastros, ele mostra ao usuário.

“As pessoas pedem ajuda em blogs, fóruns e redes sociais, mas dificilmente o apelo chega de fato a quem encontrou seu animal na rua. A ideia é que o site seja um centralizador dos casos, faltava esse cruzamento de informações”, explica Andrea Giusti, proprietária do Procura-se Cachorro.

O usuário acompanha novidades sobre a busca, comentários e qualquer informação vinda de terceiros. O site traz ainda notícias do mundo animal, além de disponibilizar um cartaz automático para auxiliar na procura física dos cachorros – aquela feita nas ruas. Basta imprimir o modelo – criado a partir dos dados informados no cadastro – e espalhar em locais de interesse. “Quem encontra o cachorro na rua geralmente o coloca para adoção após alguns dias, sem imaginar que o tutor está procurando e oferecendo até recompensa. Mas a partir de agora eles vão voltar para casa”, finaliza Andrea.

Fonte: Época

Você viu?

Ir para o topo