EnglishEspañolPortuguês

PMA encontra tartaruga morta em praia da Via Costeira em Natal (RN)

20 de setembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Igor Jácome/G1)
(Foto: Igor Jácome/G1)

Uma tartaruga de 1,5 metro foi encontrada morta na tarde desta quinta-feira (19) em uma praia da Via Costeira, em Natal. O Pelotão Ambiental da Guarda Municipal informou que o animal estava morto nas proximidades de um hotel.

O animal é da espécie Chelonia Mydas, conhecida como tartaruga-verde. Integrantes do Projeto Tamar que estiveram no local informaram que a presença da tartaruga no litoral potiguar não é comum.

A espécie, segundo os pesquisadores, costuma se reproduzir na área da Reserva Biológica Atol das Rocas e no arquipélago de Fernando de Noronha.

Uma das possibilidades cogitadas é que o animal encalhou e foi arrastado pelo mar até o litoral potiguar. A tartaruga já estava na fase adulta e foi enterrada na praia.

Segunda aparição dessa espécie esta semana

Uma tartaruga verde de 63 centímetros foi encontrada morta nesta segunda-feira (16) na Praia de Jatiúca, em Maceió. Segundo a veterinária do Instituto Biota Luciana Medeiros, que esteve no local, o animal apresentava um avançado estado de decomposição, o que impede que seja feita uma autópsia para investigação da causa da morte.

(Foto: Divulgação/ G1)
(Foto: Divulgação/ G1)

“A gente acredita que ela tenha sido trazida pelo mar mesmo. Pelo que a gente tem acompanhado, acho que as causas mais prováveis são pneumonia ou morte por causa da poluição”, diz.

Ainda de acordo com a veterinária, o instituto atualmente trabalha na reabilitação de três tartarugas da mesma espécie. Os profissionais do Biota aguardam a chegada de funcionários da prefeitura que auxiliarão na remoção do animal.

Aqueles que encontrarem animais marinhos encalhados nas praias podem comunicar às instituições responsáveis, que são o Instituto do Meio Ambiente (IMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente ou a equipe do Instituto Biota através dos números (82) 8815-0444 / 9115-5516 / 9115-2944.

Com informações de G1

Você viu?

Ir para o topo