EnglishEspañolPortuguês

Nova espécie de roedor é descoberta por biólogos no interior do Ceará

20 de setembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Rafaela Pietra (da Redação)

Quandu de baturité fotografado na Serra de Baturité, no interior do Ceará (Foto: Hugo Ferreira/Arquivo pessoal)
Quandu de baturité fotografado na Serra de Baturité, no interior do Ceará (Foto: Hugo Ferreira/Arquivo pessoal)

Biólogos cearenses descobriram, no interior do estado, uma nova espécie de um mamífero roedor semelhante a um porco-espinho – o quandu. O animal, da mesma ordem dos ratos, foi chamado de  “quandu de baturité”, pois foi localizado na Serra de Baturité pelo biólogo Hugo Fernandes Ferreira. A descoberta foi confirmada por Anderson Feijó e Alfredo Langguth, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A espécie, confirmada como uma descoberta na Revista Nordestina de Biologia, foi visto pela primeira vez em 2011 e, a confirmação, publicada dois anos depois, em setembro deste ano.

A equipe inicia agora novos estudos sobre o comportamento do animal, além de sua dieta e hábitos e a análise do DNA, para identificar o grau de semelhança com outras espécies de quandus. No artigo, ele foi catalogado juntamente com outras 40 espécies de mamíferos de médio e grande porte descobertas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

“Se ele for um animal de presença restrita à Serra de Baturité, e é essa a minha hipótese, ele certamente é um animal que corre risco de extinção”, diz Ferreira. Segundo ele, a principal diferença entre o quandu de baturité e outros animais do gênero está no formato do crânio e nas cores dos espinhos. O animal tem o tamanho próximo ao de um cachorro poodle, porém com as patas mais curtas.

O quandu de baturité é herbívoro e tem como principais predadores os felinos selvagens e cachorros de grande porte, quando soltos no habitat desses animais.

Com informações de G1

Você viu?

Ir para o topo