EnglishEspañolPortuguês

Filhote de onça resgatado em São Paulo se recupera e deve voltar à natureza

20 de setembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Onça se recupera em zoológico (Foto: Ronaldo Gomes/EPTV)
Onça se recupera em zoológico (Foto: Ronaldo Gomes/EPTV)

O filhote de onça parda resgatado pelo Corpo de Bombeiros em uma chácara em Ribeirão Preto (SP) nesta semana já tem data para receber alta do Zoológico Municipal, local onde permanece internado sob cuidados veterinários. O animal – socorrido com um corte profundo na cabeça e marcas de tiros – sofreu traumatismo craniano, mas se recupera bem e deve ser solto na natureza até o dia 23 de setembro. A evolução do quadro de saúde da onça surpreendeu até os profissionais, que previam sérias sequelas devido à gravidade em que o filhote foi encontrado.

Segundo o veterinário César Henrique Branco, a onça passou por uma reconstrução da parte óssea e do ferimento externo na cabeça. “Foi uma cirurgia bem complicada. Pensamos até que o animal não conseguiria se recuperar, mas para a nossa surpresa ele tem apresentado uma recuperação muito grande e rápida”, afirma.

A previsão, segundo o veterinário, era de que o filhote apresentasse sequelas imediatas pelo menos na coordenação motora, o que não aconteceu. “Nem a coordenação motora foi afetada. A onça consegue se movimentar normalmente. Ele não teve nenhuma sequela, e provavelmente nem vai chegar a ter”, diz. A preparação do animal para a volta à natureza requer cuidado por parte dos profissionais do zoológico. O filhote deve permanecer na área de quarentena do recinto, local onde só os tratadores do setor são autorizados a entrar. “Ele fica em um recinto isolado justamente para não se acostumar com o público e não termos problemas para fazer a soltura novamente”, explica.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo