EnglishEspañolPortuguês

Animais nativos são mortos a cada 48h no estado de São Paulo

20 de setembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Longe dos caçadores, onça foi levada para ONG de Jundiaí (foto: Weber Sian / A Cidade)
Longe dos caçadores, onça foi levada para ONG de Jundiaí (foto: Weber Sian / A Cidade)

O estado de quase morte em que foi encontrado um filhote de onça há cerca de duas semanas na zona Norte de Ribeirão Preto – transferido anteontem para uma ONG de Jundiaí -, provocou uma discussão a respeito da captura de animais nativos.

No ano passado, até a metade de setembro, a Polícia Militar Ambiental registrou 249 casos e 78 apreensões de armamento, ou seja, um caso a cada dia e meio.

Este ano, os números caíram: até quarta-feira (18), foram feitos 190 registros na região de Ribeirão Preto e 41 armas apreendidas, o que representa um registro a cada dois dias.

Um deles foi o filhote de onça. Ele foi encontrado no dia 9 pelo Corpo de Bombeiros, com uma marca de tiro e um corte profundo na cabeça. O ataque teria sido provocado por um caçador, ainda não localizado.

De acordo com o tenente da Polícia Ambiental, Diogo Araújo, se ele for localizado, poderá responder por crime ambiental.

“É preciso proteger a fauna para as atuais e futuras gerações. Se as pessoas capturarem indiscriminadamente, os animais vão entrar em extinção. Por isso, é vital que a sociedade denuncie”, afirmou Diogo.

Segundo ele, algumas pessoas acham que a captura de animais silvestres é algo ligado aos costumes ou à cultura e que não apresenta problemas. “Mas, a gente tem que proteger nosso meio ambiente. A captura de espécies nativas é proibida no Brasil”, disse o tenente.

Selvageria

O filhote de onça resgatado há duas semanas tem cerca de dois anos. De acordo com o tenente Araújo, o animal foi atingido por um tiro, tentou fugir subindo em uma árvore, mas foi alcançado e golpeado com um facão. A onça foi encontrada com manchas de sangue e um corte profundo no crânio.

“O veterinário achava que dificilmente ela iria sobreviver. O golpe de facão foi tão forte que ela teve traumatismo com exposição da parte cerebral. Ficamos espantados com a recuperação dela”, diz Diogo.

Onça foi “morar” em Jundiaí

A onça resgatada há cerca de duas semanas pelo Corpo de Bombeiros foi salva pela equipe do zoológico municipal, instalado dentro do Bosque Fábio Barreto. Anteontem, o animal foi transferido para a Associação Mata Ciliar, uma ONG de Jundiaí.

Lá o filhote de dois anos vai continuar o tratamento que vinha recebendo em Ribeirão Preto e passará por um processo de readaptação para voltar ao seu habitat natural. O local foi escolhido por possuir uma área que consegue reproduzir o ambiente natural da onça e é referência na reabilitação de animais silvestres.

Fonte: Jornal A Cidade

Você viu?

Ir para o topo