EnglishEspañolPortuguês

Baleia semi-albina rara é avistada no litoral de Santa Catarina

19 de setembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Filhote semi-albino é avistado em sobrevoo Foto: Projeto Baleia Franca / Divulgação
Filhote semi-albino é avistado em sobrevoo
Foto: Projeto Baleia Franca / Divulgação

Um filhote de baleia franca semi-albino foi avistado pela equipe do Projeto Baleia Franca durante o segundo sobrevoo de monitoramento da espécie pelo litoral de Santa Catarina. Realizado na semana passada, o voo teve de ser completado em duas etapas por conta de um forte nevoeiro que atingiu o Litoral Catarinense. O animal semi-albino foi o primeiro registrado desde julho na área sobrevoada; em média, um único filhote com essas características é observado a cada temporada reprodutiva da espécie na costa brasileira. No ano passado, um filhote albino foi avistado em Garopaba.

No total, 123 baleias francas – 56 filhotes – foram registradas. De acordo com Karina Groch, diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca, o número de avistagens está dentro da média dos últimos anos. Segundo ela, cerca de 90 baleias francas são catalogadas a cada temporada pelo Projeto, que tem sede em Imbituba e é mantido em parceria com a Santos Brasil.

A equipe também registrou, durante o sobrevoo, duas baleias com pedaço de rede de pesca preso nas calosidades existentes na cabeça: a mãe do filhote albino, e o filhote de uma outra baleia. Segundo Paulo Flores, do Centro Mamíferos Aquáticos/ICMBio, em ambos os casos os animais estavam bem, não aparentando qualquer debilidade física que pudesse colocar em risco sua sobrevivência.

Ao todo, foram percorridos 280 quilômetros de costa do Litoral brasileiro, entre as praias de Moçambique, em Florianópolis, Santa Catarina, e Torres, litoral Norte do Rio Grande do Sul. As avistagens, no entanto, foram concentradas no Cabo de Santa Marta, (Laguna), Ibiraquera e Ribanceira (Imbituba), Guarda do Embaú e Gamboa (Paulo Lopes), enseadas localizadas na APA da Baleia Franca. Um grande número de baleias também foi registrado nas praias do Moçambique, Morro das Pedras e Armação, em Florianópolis.

Segundo a pesquisadora, esta temporada reprodutiva está diferenciada de anos anteriores, em função da grande quantidade de baleias avistadas nas praias do município de Laguna, o que já havia sido observado em agosto e se confirmou neste sobrevoo.

“Não há uma causa específica para isso, mas esta ocorrência mostra a complexidade dos padrões de uso de habitat pelas baleias francas, ressaltando a importância dos sobrevoos que permitem uma análise mais abrangente e sistemática da distribuição da espécie nesta área que representa a principal concentração reprodutiva das baleias francas no Brasil”, disse Karina.

O próximo monitoramento aéreo está previsto para novembro, quando a temporada de reprodução das baleias francas no litoral de Santa Catarina chega ao fim. O pico do período reprodutivo da espécie é no mês de setembro, mas a presença de um grande número de baleias nas enseadas de maior concentração deve prosseguir até a primeira quinzena de outubro, possibilitando a avistagem.

Fonte: Diário Catarinense

Você viu?

Ir para o topo