EnglishEspañolPortuguês

Arara é apreendida pela Polícia Militar em Jaboatão dos Guararapes (PE)

19 de setembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Uma arara canindé, também conhecida como arara de barriga amarela, foi apreendida pela Polícia Militar em uma casa no bairro da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes (PE). A dona de casa Vera Lúcia de Albuquerque tutelava o animal como doméstico, chamado-o de Billy. Como se fosse um filho, o animal tinha travesseiro e fazia as refeições na mesa da sala.

Segundo a mulher, a arara foi levada na terça-feira (17) pelos policiais. Eles estariam a pé quando viram o animal no jardim da casa. Dona Vera recebeu um auto de infração no valor de R$ 5 mil por criar animal silvestre em cativeiro.

O animal foi levado para a sede do Ibama em Pernambuco. “Esse animal vai ingressar no processo de recapacitação para ser solto em seu habitat natural, no Centro-Oeste”, disse o analista ambiental Amaro Fernandes. Segundo o especialista do órgão, a legislação não prevê a devolução do animal. “A legislação prevê que a destinação prioritária de animais encontrados em situação ilegal é a soltura”, concluiu.

O biólogo Iuri Valença explica que animais como araras não devem conviver com seres humanos em casa. “Um animal silvestre não tem sua genética para conviver com humanos. Por mais que ele repita vozes, frases, a genética dele é adaptada para viver livre”, afirmou.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo