EnglishEspañolPortuguês

Touros tentam fugir da morte na cidade de Viana do Castelo em Portugal

18 de setembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Por César Brito (da Redação)

Foto/Divulgação
Foto/Divulgação

Dois touros da raça galega fugiram antes de entrar no caminhão com destino ao matadouro.

Os animais com mais de 500 quilos são procurados por João Paulo Jacinto, dirigente da SOS Equinos. Segundo João Paulo um dos touros, batizado de Marreta, foi visto pela última vez em uma zona de vegetação densa. A associação já tinha feito uma campanha nas redes sociais para que o animal não fosse para o matadouro. As informações são do Portal Público.

Já o segundo touro, batizado como “Espertalhão”, foi encontrado e conduzido ao matadouro novamente no domingo. Apesar das tentativas, o touro não conseguiu fugir novamente. Segundo testemunhas o animal arrebentou três cordas que tinha amarradas ao chifre e tentou fugir com muito esforço até o fim, no abatedouro.

Criador de gado há mais de 50 anos, Manuel Farinhoto vendeu Espertalhão por quatro euros o quilo. A fuga de Espertalhão lhe deu 3 dias de liberdade, até sua captura e morte. De acordo com o criador, o animal era muito teimoso e forte.

Nota da Redação: Esta notícia demonstra a força de dois animais lutando por suas vidas. O abate, tão comum e tão cruel, é a desconsideração máxima da dignidade a um animal. As tentativas de fuga são a prova de que os touros tinham certa consciência de seu destino e que, portanto, este destino é completamente oposto ao seu interesse mais fundamental, que é de continuarem vivos. A luta destes animais não pode, então, ser tratada como uma “saga”, como uma aventura, mas como um suspiro de desespero.

Você viu?

Ir para o topo