EnglishEspañolPortuguês

Prisão americana obriga prisioneiro vegetariano a comer peixe

16 de setembro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

"Alguns gritos não podem ser ouvidos". Foto: PETA
“Alguns gritos não podem ser ouvidos”. Foto: PETA

Howard Cosby, um prisioneiro do Corrigan-Radgowski Correctional Center em Connecticut, pediu refeições vegetarianas pois afirmou que segue esta dieta segundo crenças religiosas pessoais (Budismo), mas a prisão negou repetidamente o seu pedido e continuou oferecendo-lhe pratos à base de peixes três vezes por semana. Cosby recorreu à ajuda do PETA após suas reclamações à prisão terem sido ignoradas. As informações são da Global Animal.

Segundo a reportagem, a negação em atender à solicitação do presidiário é chocante – mesmo considerada fútil ou muito exigente por alguns – uma vez que é suportada por uma lei americana que protege a prática da religião por todos os cidadãos (“Religious Land Use and Institutionalized Persons Act”), lei esta que também proíbe instituições prisionais de impor encargos que impeçam o exercício religioso pelos reclusos, de acordo com o PETA.

Mas o que deve causar mais indignação é o argumento pelo qual a solicitação de Cosby não foi atendida. Ele explicou ao PETA que os responsáveis pela prisão disseram que sua dieta seria vegetariana pois “peixe” não é considerado “carne” pelo departamento. O presídio “desafiou a biologia”, portanto, ao afirmar que “peixe não é carne”.

Infelizmente esse é um conceito errado porém defendido por muitas pessoas. A carne dos peixes vem de seres vivos e sencientes que comem, vêem, digerem, nadam e pertencem ao reino animal, logo, seus corpos são carne.

A confusão das pessoas que não consideram peixe como sendo carne pode advir das diferenças físicas desses animais. Peixes não vivem no ar como os humanos, não caminham sobre pernas, a maioria não emite sons audíveis aos ouvidos humanos e não derramam sangue como a maioria dos animais mortos para alimentação humana. O PETA explica, em uma campanha, que “só porque você não pode ouvir os gritos de um peixe, isso não significa que eles não sintam dor”.

Com relação à postura do presídio, a Global Animal vai além na reflexão e questiona: “por que os americanos pagam impostos para que se matem peixes com o objetivo de alimentar detentos, quando há alternativas mais baratas?” (no caso desse homem, além das alternativas serem mais baratas, iriam atender a sua necessidade de ter uma dieta vegetariana).

A reportagem menciona que algumas prisões nos Estados Unidos como as de Idaho e Massachusetts já adotaram comida vegana como torta de lentilha, pizza vegana e produtos à base de soja.

Além disso, a mudança para uma dieta mais balanceada como a vegana deve economizar outros milhões de dólares não só em alimentação como em saúde pública, uma vez que está comprovado que a dieta vegan reduz riscos de problemas como pressão alta, diabetes e doenças do coração.

A Global Animal finaliza sugerindo que, se os americanos estão tentando reabilitar presos e ensiná-los o respeito à vida, por que não começar com as bases do respeito aos mais marginalizados pela sociedade, que são os animais não humanos e especialmente os peixes? Não há razão para que peixes, animais capazes de sentir dor, sofram para servir de alimento a humanos quando há opções melhores, mais baratas e ecologicamente corretas para se colocar à mesa.

Nota da Redação:  A humanidade não pode mais se dar ao luxo de usar justificativas baseadas na ingenuidade ou na falta de conhecimento. Uma grande massa das pessoas certamente vive submersa na anestesia mental e inércia moral, e realmente talvez nem tenha parado por um segundo para fazer tais reflexões quanto aos peixes – se são sencientes e se devem ser consumidos. Entre as que já pensaram, há as que defendem que os peixes não são carne, usando assim uma das inúmeras muletas dos humanos para justificar de maneira confortável a continuidade do consumo dessa espécie. Ignorar ou negar que peixes sofrem e sentem dor é um equívoco tendencioso e egoísta, mais um entre tantos ainda cometidos pelas pessoas.

Você viu?

Ir para o topo