EnglishEspañolPortuguês

Moradora denuncia morte de gatos em Ribeirão Preto (SP)

16 de setembro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+
Segundo as fotos, um deles estava com um cordão amarrado em uma das patas (Foto: Sandra Maria da Silva)
Segundo as fotos, um deles estava com um cordão amarrado em uma das patas
(Foto: Sandra Maria da Silva)

Uma moradora do bairro Vila Seixas encontrou dois gatos mortos nesta ultima semana, em Ribeirão Preto. Sandra Maria da Silva, 39, coordenadora da comissão de defesa dos animais da OAB, suspeita que seja ataque de cães. Mas, segundo as fotos, um deles estava com um cordão amarrado em uma das patas.

“Pelo que eu conversei com alguns vizinhos, eles acham que poderia ter sido alguns cães de um morador de rua que passa por aqui, pois uma vizinha me disse que ouviu os latidos dos cães de noite”, disse a moradora suspeitando de ataques.

Ainda completou: “Minha mãe foi na padaria nessa manhã e encontrou um dos gatos na rua Casemiro de Abreu com a avenida Portugal, e outro na travessa João de Moura, mas pelo que ela me disse eles já estavam inchados, ou seja deve ter acontecido na madrugada”.

Outros casos

De acordo com coordenadora, havia casos de envenenamento no bairro: “Tinha uma senhora que dava venenos aos gatos, mas ela não morava aqui no bairro, ela vinha de outro só pra envenenar os gatos aqui, mas ela está sendo processada e parou com isso, segundo a mulher ela não gostava de animais”.

Sandra diz que no bairro há muitos casos de maus-tratos aos animais: “Aqui no bairro tem o Fernandes Palma, que também há muito tempo se encontra gatos mortos lá”. Ainda completou: “Fiquei sabendo esses dias, de um caso de dois gatos que perderam os rabos, acredito que tenha sido maldade mesmo, pois gato de rua é difícil de segurar. Outro dia sumiu dois gatos que cuidamos também”, reclama.

Segundo a vereadora Viviane Alexandre (PPS), Ribeirão tem um população de 600 mil habitantes e existem, em média, 40 mil animais domiciliados, 140 mil animais semi-domiciliados e 20 mil animais em completo abandono.

“Podemos prevenir o abandono com medidas preventivas como castração em massa para evitar a superpopulação, implantação de chip para localizar animais perdidos e devolvê-los aos tutores, podendo responsabilizar quem abandona e programas de educação ambiental humanitária para conscientizar a população sobre direitos e deveres com seus animais”.

Órgãos

As queixas de maus-tratos contra os animais deverão ser feitas na delegacia de polícia dos animais, especializada nestes casos, que fica na rua Goiás, 576, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O atendimento será feito por um delegado de polícia, um escrivão e quatro investigadores.

Além da delegacia, tem outras entidades que defendem os direitos dos animais como Murilo Pretinho, Cão Paixão e a AVA (Associação Vida Animal). Elas têm o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da guarda responsável, da castração, dos cuidados com os animais domésticos e, principalmente, alertar sobre o abandono indiscriminado de animais.

As denúncias contra essa prática também podem ser feitas pelos telefones 181, 197 ou (16) 3610-6067.

Fonte: Ribeirão Preto Online

Você viu?

Ir para o topo