EnglishEspañolPortuguês

Em aldeia polonesa, a cegonha é o melhor amigo do homem

16 de setembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Cegonha sobrevoa vilarejo de Zywkowo, na Polônia: "no outono, choramos ao vê-las partir", disse fazendeiro da região
Cegonha sobrevoa vilarejo de Zywkowo, na Polônia: “no outono, choramos ao vê-las partir”, disse fazendeiro da região

É uma linda história de convivência feliz: com mais cegonhas do que gente no verão, a aldeia polonesa de Zywkowo protege estas aves majestosas, que atraem turistas, prosperidade e, segundo a lenda, até bebês.

“Na década de 1960, havia 120 moradores da aldeia e 20 cegonhas. Hoje em dia, é todo o contrário”, disse à AFP Wladyslaw Andrejew, fazendeiro aposentado de 64 anos.

Com o apoio de uma ONG e recursos europeus, esta aldeia no norte da Polônia, muito próxima do território russo de Kaliningrado, conta com estas aves pernaltas para atrair os turistas, gerar trabalho e contrabalançar o êxodo rural. Por isso, os aldeões não poupam esforços para receber este grande pássaro branco, símbolo de sorte para os povos eslavos e escandinavos.

“Cortam a grama, cavam estanques, montam novas plataformas para seus ninhos, consertam as novas, isolam as linhas elétricas para a segurança das aves”, disse à AFP Adam Lopuszynski, gerente de uma fazenda que pertence à associação PTOP, uma ONG para a proteção das aves com sede em Bialystok, no nordeste da Polônia.

Embora a região seja muito pobre para prender os jovens, estas aves de bico vermelho encontraram em Zywkowo seu paraíso na Terra. Mais de 15.000 casais de cegonhas brancas chegam anualmente à Polônia. Neste país de lagos e pântanos há 50.000 destas aves, o que representa 20% da população mundial, segundo as autoridades locais.

Fonte: Abril

Você viu?

Ir para o topo