EnglishEspañolPortuguês

Baleias são encontradas mortas na costa leste da Rússia

16 de setembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Uma equipe de cientistas encontrou os restos mortais de dez baleias-cinzentas encalhadas ao longo da costa de Chukotka, a parte mais oriental da Rússia. Segundo um comunicado do Conselho Russo para a Preservação de Mamíferos Marinhos emitido na sexta-feira, 13, as carcaças foram descobertas na primeira semana de setembro, durante uma série de voos de observação e monitoramento na costa ártica.

O chefe do departamento de conservação da vida marinha selvagem no Instituto Pan-russo de Pesquisas para a Proteção da Natureza, Stanislav Belikov, disse que os dez animais foram achados em pontos diversos ao longo dos 800 quilômetros de litoral da região. Entretanto, segundo o especialista, o número é bastante significativo, principalmente levando-se em conta que seis deles foram encontrados dentro de uma área costeira de apenas 120 quilômetros de extensão. Ele acredita que o grupo pode ter sido ferido por caçadores ou atacado por orcas, mas não descarta a possibilidade de uma doença e diz que as causas do incidente ainda precisam ser esclarecidas.

De acordo com os cientistas, o número de baleias cinzentas mortas recentemente poderia ser maior, porque nem todas elas acabam encalhadas na praia.

Fonte: Diário da Rússia

Você viu?

Ir para o topo