Seis animais são encontrados mortos por asfixia em Tocantins


Seis mulas e jumentos morrem asfixiados em Talismã (Foto: Divulgação/Defesa Civil)
Seis mulas e jumentos morrem asfixiados em Talismã (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

Seis mulas e jumentos morreram asfixiados, na noite desta quinta-feira (11), em Talismã, na divisa entre Tocantins e Goiás, enquanto eram carregados em um caminhão adaptado para transporte de carga viva. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, que atendeu à ocorrência, João Carlos Lopes, houve falha no aparelho de refrigeração e os seis animais não resistiram. Apenas um sobreviveu.

Os animais, da espécie asininos e muares, eram de propriedade de Robson Luiz Ribeiro Andrade, um dos responsáveis pela Estância Sankara, no município de Votorantim (SP). Os animais, usados muitas vezes em exposições, estavam entre os animais mais caros do país.

Os animais estavam sendo transportados para Xinguara (PA). No caminho, ao perceber pelo monitor que alguns haviam deitado, o tutor parou o caminhão para averiguar a condição deles e verificou que alguns estavam agonizando. O fato aconteceu em frente ao Posto Fiscal de Talismã.

A Polícia Militar foi comunicada e acionou a Defesa Civil do município. Sete homens foram enviados para tentar reanimar os animais. “Nós jogamos água, aplicamos morfina, tentamos reanimá-los de várias formas e mesmo assim cinco animais morreram no local”, disse o coordenador da Defesa Civil. Segundo ele, os outros dois animais foram conduzidos para a Fazenda Recanto, localizada em Talismã. Na madrugada desta quinta-feira (12), o sexto animal não resistiu. Apenas um sobreviveu e retornou com o tutor para São Paulo.

Fonte: G1


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

SOLIDARIEDADE

NOVOS LARES

RIO CLARO (SP)

EXTINÇÃO

VISIBILIDADE

CANADÁ


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>