EnglishEspañolPortuguês

Lançamento de foguetes atinge também a vida de animais em seu habitat

15 de setembro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Por Vinicius Siqueira (da Redação)

Foto: NASA/Wallops/Mid-Atlantic Regional Spaceport
Foto: NASA/Wallops/Mid-Atlantic Regional Spaceport

Um sapo foi fotografado “flutuando” ao lado de um foguete da NASA em lançamento, na sexta-feira (6). As informações são da CNN e do Universe Today.

Segundo o pronunciamento da NASA, “A câmera ativada por som capturou esta foto intrigante de um sapo sendo transportado pelo ar enquanto o foguete LADEE era lançado das instalações da NASA de Virgínia. A equipe responsável pela imagem confirma que o sapo é real e foi capturado somente por um disparo das câmaras remotas utilizadas para fotografar o lançamento. As condições atuais do sapo são, contudo, incertas”.

Ainda segundo a NASA, a propulsão dos foguetes pode ter sido a causa para tal acontecimento. O veículo espacial tem como destino a órbita da lua, para “trazer informações detalhadas sobre sua atmosfera, sobre as condições próximas à superfície e as influência ambientais sobre o pó lunar”. “Estas informações são ainda desconhecidas e ajudarão a entender outros corpos espaciais, como planetas”, disse a agência.

E por que um sapo estaria por lá?

Em torno de toda a plataforma de lançamento foi construído um reservatório para a passagem de água. Este reservatório é ativado e enchido toda vez que a plataforma é utilizada, protegendo suas estruturas e suprimindo parte do som que é emitido no momento da ativação dos foguetes até sua subida. Este reservatório é quase como uma perfeita piscina, um lugar úmido, onde um sapo pode passar seu tempo em um ambiente muito agradável para sua espécie.

Sapo em destaque (Foto: NASA/Wallops/Mid-Atlantic Regional Spaceport)
Sapo em destaque (Foto: NASA/Wallops/Mid-Atlantic Regional Spaceport)

A NASA também notou que suas instalações estão bem no meio do habitat natural de uma variedade imensa de espécies, pois se encontra no Refúgio Nacional Das Ihas Wallops. Mas a agência argumenta, “Como é possível que espécies selvagens coexistam com instalações espaciais e quais são os efeitos para elas do lançamento de foguetes? As instalações e estradas da NASA tomam uma pequena porcentagem do território local, sendo o restante destinado à vida animal, onde não há qualquer tipo de desenvolvimento tecnológico aplicado. Os distúrbios por causa do lançamento de um veículo espacial ocorrem somente nas imediações e duram pouco tempo, o que permite a coexistência entre as instalações e a vida animal”.

Os foguetes e os animais

Esta não é a primeira vez que um animal é atingido pelos efeitos do lançamento de um foguete. Há inúmeras fotos de pássaros que de desesperam durante as operações de lançamento e, em 2009, os testes de lançamento do foguete SpaceX Grasshopper iniciaram uma movimentação desesperada de um rebanho de vacas, como mostrado pelo vídeo abaixo.

O vídeo abaixo mostra um abutre indo de encontro com o lançamento do veículo espacial STS-114.

Nota da Redação: Os vídeos mostram que, mesmo sendo uma intervenção pontual, ela ainda existe e prejudica o andamento da vida de diversos animais, causando até mesmo mortes. O fato de acontecer por poucos minutos em poucos dias não retira a responsabilidade da NASA pela morte dos animais e pela desordem que sua intervenção causa aos arredores onde se localizam. Também devemos evitar pensar que a morte destes animais são acidentes inevitáveis e que são mortes que “valem a pena”: qualquer desenvolvimento científico e tecnológico pode ser feito sem a intervenção na vida de animais não humanos e, caso não seja possível, então é dever encontrar meio para realizá-los sem qualquer ação sobre o habitat ou sobre a integridade física de qualquer animal.

Você viu?

Ir para o topo