Pântano uruguaio é lar de espécies ameaçadas e será preservado


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Há cinco muitos do glamoroso balneário de Punta del Este, na costa atlântica do Uruguai, um pântano salino acolhe cerca de 200 espécies de aves e é lar para um dos maiores viveiros de caranguejos da região. Os flamingos chegam da argentina para descansar depois de realizar o ciclo reprodutivo nas zonas alagadas. Existem também, buracos estreitos mais profundos, onde moram centenas de caranguejos granulados e violinistas. Ambas as espécies estão ameaçadas e vivem na parte mais fundas do pântano “Dento dos pântanos de Arroyo Maldonado já se encontrou mais ou menos a metade das espécies registradas no Uruguai, dentre elas, espécies ameaçadas globalmente e regionalmente”, diz Thierry Rabau Ornitólogo Belga.

As águas alagadas do mundo estão diminuindo por causa do avanço da globalização. Este oásis, há poucos quilômetros da cidade, além de ter um importante valor ambiental, ainda ajuda a filtrar grande parte da poluição. A topografia baixa a úmida contribuiu para a sobrevivência do lugar já que as construtoras não se interessaram. Um tesouro natural que as autoridades buscam proteger. “A ideia é transformar isso num parque ecológico, uma reserva com viés turístico, mas com gestão ambiental de conservação dos valores locais” explica, Thierry.

A estrutura vai ter 750 hectares de área protegida para que as aves possam ir e vir, descansar e se alimentar. Um recanto de férias no Uruguai não só para os turistas, mas também para os animais.

Fonte: Terra


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ARTIGO

DESACATO

GENTILEZA

DOR E SOFRIMENTO

COMPORTAMENTO

BENEFÍCIOS

CRUELDADE

SENCIÊNCIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>