EnglishEspañolPortuguês

Jacaré poderá ser retirado de lagoa, em Sorocaba (SP)

13 de setembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Rogério Sampaio/Tem Você)
(Foto: Rogério Sampaio/Tem Você)

Um jacaré que reside no condomínio Lagoa da Boa Vista, no bairro Vicente de Morais, em frente ao Parque Chico Mendes, em Sorocaba (SP) está incomodando os moradores, que temem sua presença e o consideram uma ameaça.

Um morador que vive no condomínio há quatro anos se lembra que o jacaré foi visto pela primeira vez na lagoa ainda filhote. Hoje, o animal está com quase três metros de comprimento, segundo ele. A lagoa a qual ele se refere fica no fundo do parquinho onde as crianças brincam. “O animal passa a maior parte do tempo tomando sol, fora da lagoa que fica a uns 50 metros da rua”, comenta ele.

São 400 lotes no condomínio e, pelo menos, 300 casas, segundo o morador. Ele conta que desde o início,o condomínio e a Polícia Ambiental não chegam a nenhum acordo sobre o jacaré. “A polícia ambiental fala que não é para tirar o jacaré de lá, porque é o habitat dele mas, eu fico pensando se foi dada uma autorização para construir casas ali é porque não é mais habitat de bichos e sim, de pessoas, não é?”, pergunta indignado o morador.

Segundo a Polícia Ambiental o jacaré do papo amarelo não apresenta nenhum perigo a comunidade e não vai ser retirado do condomínio. A polícia acredita que o jacaré foi trazido, ainda filhote, por alguém que foi pescar no estado do Mato Grosso. O animal só pode ser retirado se o condomínio encaminhar pedido ao Ministério Público e a promotoria designar o Zoológico Quinzinho de Barros ou algum outro para fazer o resgate do jacaré. A Polícia Ambiental é um órgão fiscalizador só iria resgatar o animal se ele estivesse sendo mantido ilegalmente.

A empresa que administra o condomínio, Bersi Adminstradora, informou que tem conhecimento do desejo dos moradores da retirada do animal e que vai providenciar os trâmites legais.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo