EnglishEspañolPortuguês

Égua sequestrada é devolvida a organização protetora dos animais

13 de setembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

A égua Pacífica, que foi sequestrada durante a madrugada em um galpão da Sociedade União Internacional Protetora do Animais (Suipa), em Benfica, na Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ), está de volta. Ela foi levada até o local por um grupo de nove menores, entre 8 e 13 anos, que afirmaram que a encontraram amarrada “numa mangueira”. Momentos antes, policiais da UPP Jacarezinho passaram pelo local e informaram que a égua já estava para ser devolvida.

Foto: O Globo/Divulgação
Foto: O Globo/Divulgação

Segundo a Suipa, os menores contaram que viram a égua ser levada e que, quando souberam que a Suipa a queria de volta, a encontraram e devolveram. Os menores ganharam camisetas da Suipa e se inscreveram como voluntários para auxiliar a entidade a alimentar e cuidar dos animais. Para o sequestro, dois cadeados foram arrombados.

Segundo a presidente da ONG, Izabel Nascimento, esse foi o terceiro furto que a instituição sofreu desde que foram instaladas

UPPs nas comunidades vizinhas.
“Estamos entre as comunidades de Jacarezinho e Manguinhos há cerca de 70 anos e nunca fomos assaltados. Mas, nos últimos meses, bandidos arrombaram o portão, quebraram um trailer que servia para fazer castração de animais em favelas e levaram materiais cirúrgicos. Também levaram uma outra égua, que ainda não apareceu. Não queremos que a Pacífica se torne o caso Amarildo. Chega de impunidade! Eu quero saber cadê a égua” cobrou a presidente, antes do animal ser encontrado.

Pacífica estava há cerca de 7 meses internada, se recuperando de um machucado na pata. O animal foi trazido de São Gonçalo, onde estava sofrendo maus-tratos, pela Polícia Rodoviária Federal. Depois de receber atendimento emergencial, foi levada para a sede da Suipa, onde a instituição a adotou. O nome foi dado devido ao comportamento tranquilo do equino.

Segundo a ONG, apesar de haver vigias noturnos, devido ao tamanho do espaço onde a égua se encontrava, é muito difícil vigiar todos os cerca de 3.500 animais resgatados que vivem lá.

Os ladrões serraram as correntes de um dos portões para fugir com o animal. O caso está sendo investigado pela 25ª DP (Engenho de Dentro). A sede da sociedade fica na Avenida Dom Helder Câmara 1.801, em Benfica, Zona Norte.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo