EnglishEspañolPortuguês

Filhotes de lagarto raro são liberados na natureza, no Reino Unido

12 de setembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Reuters/Phil Noble)
(Foto: Reuters/Phil Noble)

Cerca de 400 filhotes de lagartos-ágeis (Lacerta agilis) nascidos em cativeiro foram reintroduzidos na natureza no Reino Unido nesta terça-feira (10). Essa é uma das espécies mais raras de répteis no Reino Unido.

Os pequenos lagartos foram soltos em sete regiões da Inglaterra e do País de Gales como parte de um programa de conservação de longo prazo. Um dos pontos de liberação dos animais foram as dunas de areia perto de cidade de Talacre, no País de Gales.

Pequeno lagarto é uma das espécies de rápteis mais rara do Reino Unido (Foto: Reuters/Phil Noble)
Pequeno lagarto é uma das espécies de rápteis mais rara do Reino Unido
(Foto: Reuters/Phil Noble)

De acordo com a organização britânica “Amphibian and Reptile Conservation” (ARC), uma das responsáveis pelo projeto, a espécie sumiu de várias regiões da Grã-Bretanha devido ao desenvolvimento de áreas urbanas e às mudanças do uso da terra ao longo dos anos.

Os lagartos-ágeis só conseguem viver em locais com características muito específicas: dunas de areia e planícies secas. Os locais de soltura foram preparados especialmente para dar maior chance de sobrevivência aos filhotes.

Ao todo, cerca de 9 mil lagartos-ágeis já foram reintroduzidos na natureza por meio de projetos de conservação.  (Foto: Reuters/Phil Noble)
Ao todo, cerca de 9 mil lagartos-ágeis já foram reintroduzidos na natureza por meio de projetos de conservação.
(Foto: Reuters/Phil Noble)

De acordo com a ARC, os répteis são soltos em setembro para que eles se adaptem ao novo ambiente antes do período de hibernação, que começa em outubro. Até hoje, mais de 9 mil lagartos foram soltos no meio ambiente.

Também participam do projeto duas outras organizações britânicas: a “Natural England” e a “Natural Resources Wales”. A reintrodução dos lagartos-ágeis fazem parte do Plano de Ação em Biodiversidade do Reino Unido

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo