EnglishEspañolPortuguês

Onça-parda é resgatada com ferimentos no sudoeste de Goiás

10 de setembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Onça-parda está ferida e não anda; veterinário fará avaliação (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Onça-parda está ferida e não anda; veterinário fará avaliação (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Uma onça-parda foi encontrada com ferimentos na zona rural de Jataí, no sudoeste de Goiás. A suspeita é que o animal tenha sido atropelado e sofrido lesões na coluna. Ele foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental e levado à Chácara Zooflora, que cuida de animais silvestres.

O felino foi encontrado pelo vaqueiro Sebastião Nunes, na tarde de sábado (7). Ele relata que seguia por uma estrada e visualizou a onça. Para imobilizar o felino, acabou se machucando. “Ela deu umas unhadas bem ruins no meu braço e no dedo”, conta.

Agora, a onça-parda está em uma jaula na chácara e não está andando. Para uma avaliação mais precisa, um veterinário da Universidade Federal de Goiás (UFG) deve ir até o local e examinar o bicho. Após ser tratado, ele deve ser entregue ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) ou solto de volta ao seu habitat natural.

A onça-parda, também conhecida como suçuarana, é a segunda maior espécie de felino do Brasil. Possui corpo alongado, medindo até 1,8 m de comprimento. Um macho adulto pesa 70 quilos.

Fonte: G1

Nota da Redação: A onça precisa de atendimento rápido e de todos os cuidados possíveis, mas não precisa ficar com as patas amarradas. As ditas unhadas que a onça deu no homem que a imobilizou foi para sua própria proteção que, desesperada, após ser atropelada na estrada, só queria sobreviver. 

Você viu?

Ir para o topo