EnglishEspañolPortuguês

Hoje é dia do Médico Veterinário

9 de setembro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O Dia do Médico Veterinário é comemorado em 9 de setembro. Essa data foi escolhida porque em 1933 o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto nº 23.133 e normatizou a atuação do médico veterinário e o ensino dessa profissão.

Eles podem atuar nas áreas clínica e cirúrgica de animais domésticos e silvestres; no manejo e na conservação de animais silvestres para preservação de espécies; dentre outras atividades.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 75% das doenças que atingem as pessoas são de origem animal e que 60% dos vírus e bactérias encontrados no ser humano vêm dos animais. Dessa forma, pode-se dizer que o médico veterinário também é responsável pela saúde da população.

Agradecimentos

Em nosso nome e de todas as pessoas que já foram ajudadas e que se sentiram verdadeiramente amparadas por um médico veterinário ético, atencioso e competente, meus mais sinceros agradecimentos. Todo profissional da área médica lida com sofrimento, dor e perda e infelizmente nem todos estão preparados para curar, cuidar e amparar. Mas felizmente há os verdadeiros médicos, que trabalham por amor à profissão e aos pacientes e que conseguem enxergar neles um indivíduo, uma vida que necessita de auxílio e carinho e não uma fonte de renda que deve ser sugada ao máximo.

Parabéns!

Não podemos deixar de registrar um parabéns mais do que especial aos médicos veterinários que possuem consciência social e que trabalham verdadeiramente em prol de um futuro sem tanto sofrimento para cães e gatos e sem superpopulação de animais abandonados. São profissionais heroicos, que lutam contra um sistema que visa ao lucro acima da saúde dos pacientes, sem nenhuma preocupação com a sociedade. Estes valorosos veterinários trabalham em parceria com ONGs e protetores de animais realizando castrações em larga escala e educando seus clientes para a guarda responsável. É pedir muito que todos tivessem esta postura? Se assim fosse, nossa realidade, e principalmente a de cães e gatos, seria bem diferente e muito melhor.

Curiosidades

A Argentina foi o primeiro país sul-americano a criar uma Faculdade de Veterinária, no ano de 1883, na Universidade de La Plata, Buenos Aires. Já no Brasil, a primeira Faculdade de Zootecnia foi fundada em 1966, no Rio Grande do Sul. E claro que o fato de existir uma forte cultura agropecuária nos dois locais não é nenhuma coincidência até porque não é segredo para ninguém que muitos estudam medicina veterinária para trabalhar com grandes animais, não por amor verdadeiro, nem muito menos aos animais em geral. Muitas vezes o amor é pelo próprio bolso, e os poucos mercenários que decidem trabalhar com pequenos animais são rapidamente reconhecidos pelos próprios clientes.

Reflexão

“A vida é valor absoluto. Não existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência da vida, o crime é o mesmo.” (Olympia Salete, escritora)

Com informações de Notícias do Dia

Você viu?

Ir para o topo