EnglishEspañolPortuguês

Nova Zelândia pode restringir pesca para salvar golfinhos da extinção

8 de setembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: AP
Foto: AP

A Nova Zelândia anunciou nesta sexta-feira planos para restringir a pesca em algumas regiões para tentar salvar o menor e mais raro golfinho da extinção. Especialistas estimam que existam apenas 55 golfinhos de Maui no mundo.

O ministro da Conservação, Nick Smith, disse que quer ampliar as áreas em torno da região de Taranaki, onde redes de pesca comercial estão proibidas. Ele planeja tomar uma decisão final no próximo mês, após um período de consulta pública.

As redes são normalmente feitas de nylon e deixadas durante a noite por pescadores. Cerca de cinco golfinhos morreram nas redes desde 2000. No entanto, as mudanças propostas provavelmente vão deixar pescadores sem trabalho.

Chris Howe, diretor-executivo da filial de Nova Zelândia do grupo de conservação WWF, disse em um comunicado que as novas medidas propostas são um passo na direção certa, mas não vão longe o suficiente para garantir a sobrevivência da espécie. Segundo ele, um santuário marinho abrangente poderia ser a solução para evitar a extinção.

Em 2012, o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) apontou que existiam apenas uma centena destes cetáceos na Ilha do Norte, na Nova Zelândia, seu único habitat natural na Terra.

Os golfinhos de Maui, que os locais chamam de Tutumairekurai (moradores do mar), chegam a medir 1,4 metros de comprimento, têm um focinho curto e apresentam marcas similares às dos ursos panda, como uma máscara negra.

Fonte: Terra

Nota da Redação: Não somente os Maui precisam ser salvos da pesca, mas todo e qualquer animal que seja vítima desta prática. A proteção aos animais em extinção (e somente esses) sugere que eles são objetos de valor que precisam ser guardados, mas esta lógica esquece que todos os animais, humanos ou não, em extinção ou não, são dignos do mesmo valor moral e, portanto, de respeito à sua integridade.  

Você viu?

Ir para o topo